Para o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindivestuário), Ronald Masijah, o momento é de comemorar, pois ele confirma que o setor fecha as contas de 2008 no azul e, assim, reduz os riscos de desemprego que rondavam as fábricas em todo o País. "Felizmente o consumidor deu preferências às roupas brasileiras. As vendas de Natal impulsionaram o varejo, que por sua vez devem retomar seus pedidos às indústrias no início do ano. Dessa forma, começaremos 2009 trabalhando e produzindo, apesar da crise econômica", diz o dirigente.
Segundo ele, o dólar na casa dos R$ 2,50 ajudou os produtos nacionais a ganharem competitividade frente aos importados. Mesmo com uma carga tributária de 42% em cada peça de roupas confeccionada no Brasil, o produto brasileiro ficou com preço mais interessante aos consumidores.
"Já um produto importado chega ao mercado no País com 13% de impostos. É uma diferença muito grande, sem duvidas, mas sentimos neste Natal uma melhorar na competição. O consumidor brasileiro já percebeu que o próprio emprego depende da compra que faz ou deixa de fazer, como vem alertando o presidente Lula", diz Masijah.
Veículo: DCI