Consignação é arma para enfrentar crise

Leia em 1min 30s

O varejo está acirrando as negociações com a indústria para desovar estoque e tentar segurar os preços. Vale até mesmo tirar antigas soluções da gaveta, como a venda consignada, instrumento tradicionalmente utilizado em épocas de crise. "O lojista não gosta de comentar mas essa prática sempre aconteceu e é mais forte em momentos de dificuldades", afirma Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop). "Este é um momento em que varejo e indústria têm que trabalhar juntos para atrair os clientes", afirma.

 

Porém, alguns setores terão que se apoiar mais do que outros, como é o caso de vestuário e calçados. Considerados as possíveis vedete do Natal, devido aos produtos de menor valor, esses setores apresentaram um aumento real de apenas 4% nas vendas. "É aqui que estão aumentando as consignações", diz Sahyoun, ressaltando que, do contrário, a indústria teria que amargar uma forte redução no número de pedidos em janeiro. Algumas confecções, particularmente as menores, reconhecem que as encomendas atrasaram este ano e uma "parte pequena" da produção foi deixada em consignação visando a desova de estoques. "A consignação é uma forma de todos ganharem."

 

A falta de confiança do consumidor comprometeu os resultados do Natal, mas não o suficiente para prejudicar as vendas do ano. Dados da Associação Brasileira de Shoppings (Alshop) mostram que as vendas tiveram aumento real de 3,5% no período natalino e 6,4% no acumulado do ano, quando atingiram R$ 70,7 bilhões. Inicialmente, a expectativa era de um crescimento em 2008 entre 8% e 10%. A projeção otimista da entidade é que o setor tenha uma alta real de 4% nas vendas no próximo ano.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Agenda positiva

E também é uma feira que deve ajudar a alavancar os negócios em Blumenau (SC). A Fematex 2009, Feir...

Veja mais
Produção restrita pode sustentar açúcar e café

As chamadas "soft commodities" (açúcar, café, cacau, suco de laranja e algodão), para as qua...

Veja mais
Receita da LG deve ficar abaixo do previsto

"Se o ano terminasse em outubro, 2008 seria sensacional", afirmou Eduardo Toni, diretor de marketing da sul-coreana LG E...

Veja mais
Confecções mantêm expectativas positivas para o próximo ano

A demanda do final do ano manteve em alta as vendas da indústria têxtil. Jaison Bogo, presidente da Santa C...

Veja mais
Diante da crise, papeleiros se animam para 09

Os produtos destinados para a volta às aulas não serão impactados com a queda de demanda provocada ...

Veja mais
Venda de lentilha sofre impacto com alta do dólar

A venda de lentilhas em dezembro sofrerá o impacto direto da desvalorização do real já que o...

Veja mais
Suco de laranja tem menor preço de 4 anos

Os contratos futuros de suco de laranja despencaram para sua baixa recorde dos últimos quatro anos, devido a sina...

Veja mais
Entrega expressa mira as pequenas empresas

Duas das maiores empresas de entregas expressas do mundo, a norte-americana FedEx Express e a alemã, DHL Express,...

Veja mais
Natal supera 2007 mas estoques estão altos

O varejo nacional está correndo para esvaziar os estoques que tinha feito para o Natal e entrar em 2009 sem encal...

Veja mais