De olho no interesse crescente dos consumidores por mais automação nos eletrodomésticos, a Brastemp lançará 160 novos itens neste ano. O volume é 15% a mais que no ano passado, investindo na criação de produtos mais tecnológicos, como fogões com interface digital que pode ser acessada por smartphones, acompanhando lançamentos parecidos com o de outros concorrentes como as coreanas LG e Samsung, além da sueca Electrolux.
"Nos últimos anos, observamos por meio de estudos e análises do público consumidor, que as pessoas querem delegar cada vez mais tarefas, por isso os eletrodomésticos incorporarão as ações que os humanos não querem colocar em prática", explicou o diretor de design e inovação da Whirlpool Latin America, Mário Fioretti.
No ano passado, a empresa gastou R$ 480 milhões em investimentos de marca e produto, além de expansão e aprimoramento da capacidade fabril. Em relação ao setor de inovação, a companhia destina de 3% a 4% de sua receita anual para a elaboração de novas pesquisas e tecnologias.
Com o fortalecimento dos investimentos, os resultados começaram a aparecer, como a ampliação dos lançamentos de 140 itens do último ano para os 160 produtos deste ano. A expectativa para 2013 também é positiva. Segundo a vice-presidente de marketing da Whirlpool Latin America, Nathalie Tessier, o crescimento do mercado de eletrodomésticos, neste ano, pode contribuir com o aumento das vendas. "O mercado deve crescer em torno de 5% a 10%, e por isso devemos estar preparados para atender a demanda", ressaltou Tessier.
A prorrogação, no ano passado, da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca é outro fator que pode beneficiar as vendas da empresa e a contratação de mais mão de obra. Atualmente, a Whirlpool - que detém as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid -, possui 20 mil funcionários. Entre 2011 e 2012, a companhia contratou mais 2 mil funcionários, a maioria para a fábrica em Joinville (SC), que foi expandida em 10% com uma nova linha de refrigeradores de alta capacidade.
A competição na linha branca é dominada pela Whirlpool, com as duas marcas carros-chefes do mercado. Mas os asiáticos vêm acirrando a disputa. No entanto, a redução da Mabe no mercado, após pedido de recuperação judicial, deve tirar um pouco a pressão, uma vez que a empresa detém marcas importantes como GE, Dako e Continental.
Veículo: DCI