Brastemp lança 160 produtos novos e aposta em expansão de até 10%

Leia em 2min

De olho no interesse crescente dos consumidores por mais automação nos eletrodomésticos, a Brastemp lançará 160 novos itens neste ano. O volume é 15% a mais que no ano passado, investindo na criação de produtos mais tecnológicos, como fogões com interface digital que pode ser acessada por smartphones, acompanhando lançamentos parecidos com o de outros concorrentes como as coreanas LG e Samsung, além da sueca Electrolux.

"Nos últimos anos, observamos por meio de estudos e análises do público consumidor, que as pessoas querem delegar cada vez mais tarefas, por isso os eletrodomésticos incorporarão as ações que os humanos não querem colocar em prática", explicou o diretor de design e inovação da Whirlpool Latin America, Mário Fioretti.

No ano passado, a empresa gastou R$ 480 milhões em investimentos de marca e produto, além de expansão e aprimoramento da capacidade fabril. Em relação ao setor de inovação, a companhia destina de 3% a 4% de sua receita anual para a elaboração de novas pesquisas e tecnologias.

Com o fortalecimento dos investimentos, os resultados começaram a aparecer, como a ampliação dos lançamentos de 140 itens do último ano para os 160 produtos deste ano. A expectativa para 2013 também é positiva. Segundo a vice-presidente de marketing da Whirlpool Latin America, Nathalie Tessier, o crescimento do mercado de eletrodomésticos, neste ano, pode contribuir com o aumento das vendas. "O mercado deve crescer em torno de 5% a 10%, e por isso devemos estar preparados para atender a demanda", ressaltou Tessier.

A prorrogação, no ano passado, da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca é outro fator que pode beneficiar as vendas da empresa e a contratação de mais mão de obra. Atualmente, a Whirlpool - que detém as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid -, possui 20 mil funcionários. Entre 2011 e 2012, a companhia contratou mais 2 mil funcionários, a maioria para a fábrica em Joinville (SC), que foi expandida em 10% com uma nova linha de refrigeradores de alta capacidade.

A competição na linha branca é dominada pela Whirlpool, com as duas marcas carros-chefes do mercado. Mas os asiáticos vêm acirrando a disputa. No entanto, a redução da Mabe no mercado, após pedido de recuperação judicial, deve tirar um pouco a pressão, uma vez que a empresa detém marcas importantes como GE, Dako e Continental.



Veículo: DCI


Veja também

Do pomar para o potinho

Para quem gosta de comer frutas, mas não acha prático carrega-las in natura, a DoPomar oferece uma linha d...

Veja mais
LBR propõe pagar suas dívidas apenas a partir de 2021

A LBR - Lácteos Brasil protocolou na sexta-feira passada seu plano de recuperação judicial na 1&ord...

Veja mais
Governo derrota Cunha na MP dos Portos

Por 210 votos contra e 172 a favor, a Câmara dos Deputados rejeitou na noite de ontem uma emenda aglutinativa do l...

Veja mais
Indústria de São Paulo cria menos vagas em abril

O nível de emprego na indústria de transformação paulista subiu 1,02% em abril ante mar&cced...

Veja mais
Setor privado do México vê chances para acordo com Brasil

As maiores empresas que atuam no comércio exterior entre México e Brasil apoiam o relançamento das ...

Veja mais
Cesta básica em SP ficou 0,45% mais barata em abril

O valor da cesta básica recuou 0,45% na Grande São Paulo em abril na comparação com mar&cced...

Veja mais
'Não temos mais desculpas', diz Luiza

A "seca" acabou. Nas palavras de Luiza Helena Trajano, diretora presidente do Magazine Luiza, a fase dos resultados frac...

Veja mais
'Abismo' entre projeções para laranja

Mais de 70 milhões de caixas de 40,8 quilos. Eis a diferença entre a primeira estimativa da Conab e as pro...

Veja mais
Conab confirma a maior das menores colheitas de café

A produção brasileira de café (arábica e robusta) tende a somar 48,59 milhões de saca...

Veja mais