O nível de emprego na indústria de transformação paulista subiu 1,02% em abril ante março, na série sem ajuste sazonal, segundo pesquisa divulgada ontem pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Esse resultado representa a criação de 26.500 vagas em relação ao mês anterior.
Feitos os ajustes sazonais, o emprego caiu 0,40%, em abril ante março. No acumulado do ano, o indicador registrou aumento de 2,34%, com a geração de 60 mil vagas. Na comparação com igual mês do ano passado, o emprego diminuiu 0,46%, o que representa o fechamento de 12 mil vagas.
Dentre os 22 setores analisados da indústria paulista, 13 contrataram, seis demitiram, e três mantiveram seu nível de emprego no mês passado. Os segmentos industriais que mais ampliaram o emprego foram o de produtos alimentícios, petróleo e biocombustíveis e bebidas. Os que mais demitiram foram equipamentos de informáticos, produtos eletrônicos e óticos, móveis e máquinas e equipamentos.
Na grande São Paulo, o emprego na indústria caiu 0,03% sobre março, sem ajuste, e no interior do Estado houve aumento de 1,55%, também sem ajuste sazonal. Das 36 diretorias regionais, 23 demitiram, seis contrataram e sete mantiveram estável o nível do emprego industrial.
Veículo: Valor Econômico