Beleza Natural, do Rio, entra em SP

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O Instituto Beleza Natural, rede de lojas de tratamento para cabelos crespos e ondulados, fundada por Heloísa Assis, a Zica, colocará seus pés em São Paulo. A primeira filial paulista será inaugurada em setembro. O local escolhido foi o Mais Shopping, no Largo Treze, em Santo Amaro.

O instituto realizou uma pesquisa que apontou a região como a de maior presença de seu público-alvo, em sua maioria negros com cabelos bastante crespos. Mas o grupo espera atrair também caravanas de clientes do interior de São Paulo e de Estados do Sul. "Hoje no Rio já recebemos nos fins de semanas ônibus de clientes do interior de São Paulo e de outros Estados que vêm se tratar nos nossos salões", diz Jacqueline Alves, superintendente de marketing da rede Beleza Natural.

Atualmente são 12 caravanas, com mais de 2 mil clientes cadastradas, que vêm mensalmente ao Rio em ônibus alugados, normalmente nos fins de semana. "O mercado paulista é estratégico para a marca, não só por ser o principal do Brasil e ser uma vitrine, mas por já termos muitas clientes vindas do Estado", afirma a superintendente.

O investimento na nova loja é de R$ 2,5 milhões. A filial paulista terá 500 m2, com 25 lavatórios. Os salões da rede funcionam num sistema de linha de montagem, na qual a cliente vai mudando de ambiente à medida que avança nas etapas do tratamento. A Beleza Natural contratará 100 funcionários para atender uma capacidade de 500 clientes por dia. O grupo ainda planeja abrir mais duas lojas este ano na cidade.

A rede não revela o faturamento, mas numa conta média é possível calcular que gire em torno R$ 160 milhões por ano: são 90 mil clientes por mês que gastam um tíquete médio de R$ 150 em suas 13 lojas. Desse total, 10 unidades estão no Estado do Rio, duas no Espírito Santo e uma em Salvador. A expectativa é que a nova filial de São Paulo provoque um aumento de 6% no faturamento já em 2013.

O tíquete médio das paulistas que vão às unidades no Rio também fica em torno de R$ 150 (tratamento super-relaxante, mais kit de produtos). Além disso, Jacqueline, conta que tem cerca de 100 pedidos de produtos para São Paulo por mês, via o serviço de atendimento ao consumidor, com um tíquete médio de R$ 65.

O Instituto foi fundado há 20 anos por Zica, que passou dez anos criando produtos para resolver o problema de seus próprios cabelos. Um dia, os vizinhos elogiaram a solução e ela então criou a fórmula. Junto com Rogério Assis e Leila Velez, desenvolveu a linha de montagem que começa com a separação dos cabelos, segue para a hidratação, aplicação do creme super-relaxante, e se a cliente quiser, corte, escova e outros serviços, como fazer sobrancelhas e maquiagem. Para clientes mais exigentes, o salão tem uma área vip, onde pode ser agendado um tratamento separado. O custo extra é de R$ 20.

A rede vem aumentando em 30%, em média, seu faturamento ano a ano e têm atualmente 1,7 mil empregados. O grupo possui ainda uma fábrica própria, a Cor Brasil, que produz mensalmente cerca de 250 toneladas de produtos para abastecimento dos salões e para uso doméstico das clientes.



Veículo: Valor Econômico


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