Varejo prevê onda de aquisições e expansão

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O setor supermercadista começa o ano bastante otimista, com negociações de aquisições em andamento. É o caso do Grupo Pão de Açúcar, que negocia para adquirir 15 companhias de diferentes setores do varejo, além da paulista Sonda Supermercados - que descarta sua venda, mas estuda uma aquisição. A empresa não teme uma queda na venda de bens duráveis e negocia com a Philips Walita a instalação de quiosques em seus pontos-de-venda para a comercialização de itens da linha marrom (televisores e aparelhos de som) e também eletroportáteis. O segmento destoa do cenário no varejo internacional, que caminha na corda bamba, principalmente nos Estados Unidos, com a iminência de 50 mil empresas encerrarem suas atividades neste ano.

 

Mas para Roberto Moreno, diretor financeiro da rede Sonda crê que "a crise não deverá afetar o setor de alimentos [no Brasil]. Estamos atentos, por isso a abertura de novas lojas será realizada com o pé no chão". A rede fundada pelos irmãos Sonda encerrou 2008 com faturamento de R$ 1,050 bilhão, aumento de 20% na comparação com 2007. Nas últimas semanas do ano, o executivo conversava com a Philips para definir a estratégia a ser tomada, para ganhar capilaridade em um segmento em que os concorrentes atuantes já são bastante fortes. "Inicialmente apenas cinco das 22 lojas contarão com quiosques para comercializar estes produtos. As filiais localizadas em shopping centers, por exemplo, não vão oferecer estes itens", contou.

 

Espaço

 

A princípio televisores LCD/Plasma, aparelhos de som, ferros, liquidificadores, centrífugas vão fazer parte do mix do Sonda, pois o espaço disponível nos pontos é pequeno. Se os clientes se interessarem por outros produtos não disponíveis na loja, a solução será a venda pela Internet realizada por um promotor no próprio supermercado, estratégia já adotada por redes como Magazine Luiza e Ponto Frio.

 

"O problema é o espaço, que está estrangulado nas lojas. Imagino que teremos no estoque 30 TVs de LCD/Plasma, mas haverá um programa de reposição automático", explicou o diretor. Por enquanto, os produtos de linha branca - os mais rentáveis - não estarão à venda, pois as empresas vão sentir como será a aceitação do consumidor.

 

A implantação dos quiosques nas unidades ocorrerá entre fevereiro e março próximos. O Sonda garante que brigará com os concorrentes para oferecer preço competitivo ao cliente e potencializará seu private label.

 

Expansão

 

A rede Sonda, que ocupou a 16ª colocação no ranking nacional do setor elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), encerrou 2008 com a inauguração de sete lojas, todas realizadas no segundo semestre. Apesar aporte consumido na expansão ser mantido em segredo, para este ano são planejadas oito unidades. "Negociamos ainda a aquisição de uma rede de menor porte para este ano e o aumento da nossa presença no interior paulista, que ainda está restrito a uma loja, no município de Piedade", afirmou o diretor financeiro.

 

Pão de Açúcar

 

A gigante supermercadista finalizou o ano passado com vendas líquidas de R$ 18.033 bilhões, cifra 21% maior em relação a 2007. Segundo Claudio Galeazzi, presidente do Grupo Pão de Açúcar, apesar da crise financeira internacional, a companhia alcançou o desempenho projetado em abril do ano passado. "Abaixamos os preços e aumentamos o número de ofertas para manter o nível de venda e fluxo de clientes", destacou.

 

Para este ano, o consultor que comanda a reestruturação da empresa está "extremamente otimista". "Serão abertas mais de 100 lojas, com foco nas bandeiras Extra Fácil (loja de bairro) e Assai (atacarejo), com investimento na ordem de R$ 1 bilhão e aquisição de outras companhias nos setores de drogaria, posto de gasolina e eletroeletrônicos." Cerca de 15 propostas estão em análise e há dois meses foi criado o departamento para analisar oportunidades, encabeçado por um executivo da companhia.

 

As principais metas são aumentar a participação de mercado (market share), manter sólida a saúde financeira da empresa e enrijecer a saída de caixa, adequando as despesas à nova realidade do mercado. Galeazzi ressalta que o Pão de Açúcar possui um caixa privilegiado, com R$ 1,4 bilhão. Além disso, o fato do setor imobiliário passar por momentos de dificuldade, o valor dos terrenos abaixou consideravelmente. Nos últimos meses, o número de terrenos dobrou, passando para 30.

 

"Desde o mês passado, o valor dos terrenos caíram, pois as construtoras estão precisando de dinheiro e o mesmo aconteceu com o custo da construção. Está tudo voltando como era antes", analisou. Ele diz que tudo isto é muito bom, porque viabiliza um retorno mais rápido do investimento em novas lojas.

 

Apesar da confiança no setor, as vendas de dezembro do Pão de Açúcar registram crescimento inferior ao esperado ao atingir alta de 9,3% na comparação com o ano anterior. O presidente do grupo avalia que "até novembro mantínhamos resultados acima de dois dígitos. Este foi o primeiro reflexo da crise em nossas atividades." Por isso, caso seja necessário, a companhia vai desacelerar a expansão prevista para este ano.

 

O presidente da rede afirma que os clientes têm à sua disposição R$ 6 bilhões em linhas de crédito, estabelecidas por meio da parceira com o Itaú na financeira FIC. "Se necessário, vamos disponibilizar outras fontes para o consumidor. Seremos muito agressivos para aumentar nossas vendas", garantiu Galeazzi.

 

Empresas do setor supermercadista como o Grupo Pão de Açúcar e Sonda Supermercados dão indícios de que o ritmo de fusões e aquisições no varejo brasileiro será bastante acentuado este ano. A companhia co-administrada pelo empresário Abilio Diniz junto com a varejista francesa Groupe Casino criou há dois meses um departamento para estudar o mercado. Neste momento, 15 propostas de compra de drogarias, postos de gasolina e eletroeletrônicos estão em análise.

 

"O mercado está cheio de oportunidades e muitas empresas estão sofrendo com a falta de crédito", apontou Galeazzi, presidente do Pão de Açúcar. Para este ano, a rede confirmou a abertura de mais de 100 lojas e aportes na casa de R$ 1 bilhão. A supermercadista fechou o ano passado com vendas líquidas R$ 18.033 bilhões, número 21% maior em relação a 2007.

 

Já a paulista Sonda, que faturou R$ 1,050 bilhão ano passado, também planeja uma aquisição este ano. A rede não teme um arrefecimento na venda de bens duráveis e negocia com a Philips Walita a instalação de quiosques nas lojas para a vender itens da linha marrom (televisores e aparelhos de som) e também eletroportáteis. A princípio, os produtos estarão disponíveis em cinco das 22 lojas e também pela Internet, nas próprias filiais.

 

Veículo: DCI


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