Aumento no custo deve inibir investimento na safra de verão do tomate

Leia em 1min

Valor mínimo de venda do tomate salada AA aumentou cerca de 30%

 

Apesar elevados preços registrados a partir do segundo trimestre de 2008, a área de plantio da safra de verão de tomate deverá apresentar um recuo de 2% em relação à  temporada anterior. Os reajustes nos preços dos insumos, principalmente dos fertilizantes, é o principal fator de inibição dos investimentos na maioria das regiões produtoras. De acordo com agentes do setor, o valor mínimo de venda do tomate salada AA para cobrir os gastos com a cultura aumentou cerca de 30%, passando para R$ 15,00 por caixa.

 

A região de Itapeva (SP) é a única que deverá aumentar a área de plantio para esta safra, em torno de 4%. Contudo, as fortes chuvas de granizo que atingiram os municípios de Apiaí e Guapiara (que fazem parte da região de Itapeva) na segunda semana de novembro prejudicaram fortemente as lavouras. Há estimativas de que pouco mais de 2,5 milhões de pés que estavam prontos para serem colhidos ou em desenvolvimento tenham sido prejudicados, reduzindo a oferta do sul paulista até o final de 2008.

 


veículo: Canal Rural


Veja também

Panificação registra expansão de 12%

Crise financeira internacional não prejudicou segmento em Minas Gerais.   O Sindicato das Indústri...

Veja mais
Consumo de leite pode subir em 2009

Com preço baixo, demanda por produtos lácteos tende a crescer com a redução do poder aquisit...

Veja mais
Queda na produção de maçã não prejudica exportações da fruta em 2008

Mesmo com a queda de 17,7% na produção brasileira de maçã da temporada 2008 sobre a anterior...

Veja mais
Safra de cebola no Vale do São Francisco registra preços recordes

De acordo com Cepea, área cultivada na região em 2008 foi mesma de 2007   Em 2008, a área cu...

Veja mais
Nova norma pode estimular o produto nacional

Atendendo os pedidos de segmentos de fabricação e distribuição de papel, além de algu...

Veja mais
Papeleira atrai mais que fábrica de celulose

Numa recente reunião com banqueiros, o diretor-executivo da Suzano Papel e Celulose, André Dorf, foi surpr...

Veja mais
Novos tempos dão mais poder a anunciantes

Em anos recentes, o mundo da publicidade desfrutou algum renascimento. Anunciantes pressionaram a Madison Avenue a produ...

Veja mais
Gimenes recorre à recuperação judicial

A parceria entre a administradora de fundos de investimento Governança & Gestão (GG), liderada pelo ex...

Veja mais
Avanço de grandes redes no interior paulista desafia varejistas regionais

Mal havia terminado a época de compras de Natal quando a rede Gimenes encerrou as operações de seis...

Veja mais