O greening, doença incurável que ataca os pomares, também deixou sua marca em 2008. De acordo com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), até 2008 já foram erradicadas três milhões de árvores sintomáticas, implicando na perda de 5,5 milhões de caixas de laranja ao ano, o que corresponde aproximadamente a uma perda anual de R$ 50 milhões para os produtores.
Há duas semanas, o Fundecitrus conseguiu a aprovação de seis projetos de pesquisas sobre greening para início em 2009, no valor de quase R$ 1,3 milhão para os próximos três anos. Dos seis projetos aprovados, três foram pelo programa Defesa Agropecuária. As outras três pesquisas serão financiadas pelo Programa Avançado de Tecnologia de Citros na Flórida.
Os citricultores têm até o próximo dia 15 de janeiro para entregar os relatórios de vistoria de suas lavouras aos órgãos de defesa sanitária dos seus estados. O documento deve conter os resultados das inspeções de greening realizadas no segundo semestre de 2008. Em São Paulo, maior produtor mundial de citros e com registros de casos em mais de 200 municípios, o relatório deve ser encaminhado às Casas da Agricultura locais.
Veículo: DCI