Fabricantes apostam no maior evento do futebol mundial para alavancar vendas e acirrar a briga pela liderança no Brasil
Torcedores que não puderem ir ao estádio para ver os jogos da Copa da Confederações ou do Mundial de 2014 ,poderão ter dentro de casa as emoções de cada lance da competição. Pelo menos é o que garantem as fabricantes de TVs instaladas no Brasil. Sony, LG e Samsung prometem som e imagem de cinema nos aparelhos que serão vendidos no país. A Sony, por exemplo, espera um crescimento de 50% nos negócios no Brasil em 2014. No mercado de TVs de tela grande(acima de 46 polegadas), a japonesa quer estar no topo no ano que vem.
“Nossa estratégia está pautada em TVs de tela grande.Não conseguimos imaginar os nossos negócios sem a Copa do Mundo.Contamos com o evento para o nosso crescimento”, disse o presidente da Sony Brasil, Osamu Miura.
Para se ter uma ideia, se a Copa não fosse no Brasil, as vendas de TVs de tela grande da marca não cresceriam acima de 20%. “Nossa meta é deter 20% desse mercado já no ano que vem”,revelou o executivo.
E para isso, a fabricante japonesa vai colocar no mercado uma nova tecnologia, que estará disponível nos aparelhos de 55 polegadas a 65 polegadas. A 4K promete mais nitidez na imagem e a sensação de estar no campo, com apenas um click no controle remoto.
“Os nossos engenheiros do Japão vieram ao Brasil e fizeram estudos no estádio do Morumbi . De lá, fizeram os cálculos necessários para melhorar a qualidade do som de nossas TVs e assim, por meio da tecla “ torcida”, o espectador poderá ter os mesmos sons do estádio em sua casa. Isso foi um desenvolvimento para o Brasil”, disse o vice-presidente da Sony Corporation, Ichiro Takagi.
Essa tecnologia, porém, também é a aposta da concorrente, a coreana Samsung. A companhia tem em suas TVs de tela grande e aparelhos inteligentes (os chamados smart TVs) a estratégia para o mercado brasileiro. Segundo o diretor de produto para área de TVs, André Sakuma, a companhia desenvolveu para o mercado brasileiro, um dispositivo no aparelho que também dá a sensação de estar no meio da torcida. Na empresa, o botão se chama “futebol”.
“Em 100% de nossos produtos há essa função. Nas smart TVs, além de uma imagem mais nítida e o som do estádio, o aparelho dá condições de conectividade às redes sociais e a função replay, em que se pode gravar um lance e assistí- lo em câmera lenta”, adiantou o executivo.
Segundo ele, a Samsung está preparada para o aumento das vendas de TVs no Brasil, principalmente dos aparelhos inteligentes.
“Historicamente, há uma inversão da curva de vendas emano de Copa do mundo. Em 2014, não será diferente. Entre 55% a 65% dos negócios serão realizados entre janeiro e maio”, afirma.
A LG, considerada líder no Brasil em TVs, com 29% de participação de mercado, não ficou de fora e aposta na Copa para manter a sua liderança no Brasil.
De acordo com o diretor de produtos de televisores, Rafael Gris, os aparelhos inteligentes da marca que chegarão às lojas no próximo mês terão memória de 4GB, o que garante condições para gravar lances dos jogos. Além disso, como as concorrentes, as TVs terão também o som de estádio.
“Estamos completamente preparados para o crescimento e para manter a nosso liderança no mercado brasileiro”, disse Grisi.
De acordo com estudos da GFK, as vendas de televisores no ano passado chegaram a dez milhões de unidades. Somente as vendas de aparelhos inteligentes atingiram cinco milhões.
Veículo: Brasil Econômico