Mercado mundial de dispositivos móveis deve crescer 58,7%este ano, aponta IDC
As vendas de computadores no Brasil caíram 16% em março, na comparação anual, para 1,4 milhão de máquinas, de acordo com a consultoria IDC. Na comparação com fevereiro deste ano, houve alta de 37% nas vendas, por conta de grandes compras de varejistas para reabastecer estoques e aquisições do governo.
O IDC já havia previsto queda nas remessas de PCs para 2013, mas o relatório divulgado ontem afirmou que os consumidores de todo o mundo que utilizam tablets continuam a adiar a troca de laptops e desktops.
Segundo a consultoria, as vendas de computadores pessoais devem sofrer queda de 7,8% neste ano, maior do que a esperada, à medida que tablets superam os laptops pela primeira vez.
As vendas mundiais de computadores caíram13,9%, no primeiro trimestre de 2013, a pior contração desde que a pesquisa começou a ser feita, em 1994. Ruim para os fabricantes de PCs, o dado mostra potencial entre os fabricantes de tablets, mercado que deve registrar crescimento de 58,7% neste ano, com 229,3 milhões de unidades comercializadas.As vendas serão puxadas pelo crescimento de dipositivos com preços mais acessíveis, que possuem a plataforma Android, do Google. Por conta da maior venda de tablets, a consultoria prevê ainda que os preços médios destes dispositivos devem cair 10,8%, chegando a US$ 381.
De acordo com as previsões do IDC, até 2015, os tablets vão superar não apenas os laptops, mas todos os PCs. Desde que a Apple lançou oiPadem2010, gigantes da indústria como Hewlett-Packard, Microsoft e Intel têm lutado para se adaptar às preferências dos consumidores pela mobilidade.
Veículo: Brasil Econômico