Tablets roubam espaço dos computadores

Leia em 1min 20s

Mercado mundial de dispositivos móveis deve crescer 58,7%este ano, aponta IDC

As vendas de computadores no Brasil caíram 16% em março, na comparação anual, para 1,4 milhão de máquinas, de acordo com a consultoria IDC. Na comparação com fevereiro deste ano, houve alta de 37% nas vendas, por conta de grandes compras de varejistas para reabastecer estoques e aquisições do governo.

O IDC já havia previsto queda nas remessas de PCs para 2013, mas o relatório divulgado ontem afirmou que os consumidores de todo o mundo que utilizam tablets continuam a adiar a troca de laptops e desktops.

Segundo a consultoria, as vendas de computadores pessoais devem sofrer queda de 7,8% neste ano, maior do que a esperada, à medida que tablets superam os laptops pela primeira vez.

As vendas mundiais de computadores caíram13,9%, no primeiro trimestre de 2013, a pior contração desde que a pesquisa começou a ser feita, em 1994. Ruim para os fabricantes de PCs, o dado mostra potencial entre os fabricantes de tablets, mercado que deve registrar crescimento de 58,7% neste ano, com 229,3 milhões de unidades comercializadas.As vendas serão puxadas pelo crescimento de dipositivos com preços mais acessíveis, que possuem a plataforma Android, do Google. Por conta da maior venda de tablets, a consultoria prevê ainda que os preços médios destes dispositivos devem cair 10,8%, chegando a US$ 381.

De acordo com as previsões do IDC, até 2015, os tablets vão superar não apenas os laptops, mas todos os PCs. Desde que a Apple lançou oiPadem2010, gigantes da indústria como Hewlett-Packard, Microsoft e Intel têm lutado para se adaptar às preferências dos consumidores pela mobilidade.



Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Castelo Alimentos deve crescer 10% em receita em 2013

A fabricante líder no segmento de vinagres espera atingir produção recorde de 72,4 milhões d...

Veja mais
TVs com sons de estádio e imagem de cinema para a Copa do Mundo

Fabricantes apostam no maior evento do futebol mundial para alavancar vendas e acirrar a briga pela liderança no ...

Veja mais
Sony investe no Brasil R$ 500 milhões até 2014

Para se preparar para o crescimento nas vendas durante a Copa do Mundo, a Sony está investindo R$ 500 milhõ...

Veja mais
Beleza brasileira

Grupo LVMH reforça sua posição no mercado nacional de cosméticos com marca favorita dos astr...

Veja mais
Maior forró do mundo

A Bombril patrocinará e fará ações de marketing em um dos principais eventos do calend&aacut...

Veja mais
Campanha

Como parte da estratégia do grupo Petrópolis de aumentar a sua presença na mídia e ganhar pa...

Veja mais
Ao vencedor as batatas

A belga Lutosa, do executivo Luiz Lampert, fornecedora de batata congelada, fechou contratos que somam 1.600 toneladas p...

Veja mais
Uma estreia à francesa

Gigante francesa do setor de cosméticos, a Coty continua insistindo na ideia de entrar no mercado brasileiro. A e...

Veja mais
Data leva Boticário a investir R$ 30 mi

A rede de lojas O Boticário investiu R$ 30 milhões em ações de marketing, pesquisa e desenvo...

Veja mais