Novos produtos facilitam o dia a dia

Leia em 2min 10s

Aparelhos e itens inovadores conquistam famílias que não podem contratar uma funcionária do lar A

Uma mudança radical na rotina das famílias brasileiras está mexendo com várias áreas da indústria, como eletrodomésticos, alimentos e produtos de higiene e limpeza. Num país onde as mulheres trabalham cada vez mais e as empregadas domésticas estão se tornando um serviço de luxo, praticidade é palavra de ordem.

A Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Cônsul e KitchenAid, aposta em geladeiras que avisam quando os alimentos vão vencer e lavadoras que pesam a roupa e medem a quantidade de sabão e de amaciante.

Neste ano, 160 produtos serão lançados. “Quando você tira as empregadas do cenário, a lava-louças ganha destaque extra”, afirma Mario Fioretti, diretor de design e inovação da empresa.

Máquinas espertas /Lourival Kiçula, presidente da Eletros, associação dos fabricantes de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, cita como destaque as lavadoras de louças, as máquinas de lavar com secadora e fritadeiras que não usam óleo. “A lavadora de roupa é o produto que mais cresce e deve seguir assim, porque ainda não está presente em mais de 40% dos lares”, diz Kiçula.

O executivo estima fechar o ano de 2013 com nove milhões de lavadoras vendidas (6% mais do que em 2012).

A previsão do varejo é que cerca de 300 mil delas sejam máquinas que lavam e secam. “Com a nova lei que regula a relação trabalhista dos domésticos, haverá um viés que orientará as famílias da classe média brasileira em direção ao modo de vida americano, onde tudo gira em torno da autossuficiência”, afirma Claudio Goldberg, coordenador de Varejo da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

A nova legislação das domésticas ampliou os seus direitos, incluindo jornada de trabalho, hora extra e FGTS. Agora, a limpeza da casa também tem de ficar mais fácil. O detergente para lava-louças crescerá com taxa de dois dígitos nos próximos cinco anos, com ênfase nos produtos concentrados, aposta a Unilever, que lançará mais de 20 produtos nessa linha.

Sem empregada doméstica, a supervisora de logística Priscilla Köhler e o marido investem num arsenal que inclui chaleira elétrica, micro-ondas inteligente e outros equipamentos. “Lá fora, ninguém passa a roupa e tudo funciona bem”, destaca.

MAIS

Aumenta a procura por detergente líquido


Segundo o Instituto da Kantar World Panel, que acompanha 78 itens na lista de compra semanal de 8,2 mil famílias, em 2012 os que mais ampliaram a presença nos lares foram detergente líquido para roupas, suco pronto, bolo pronto, água sanitária com alvejante líquido e leite fermentado. Na outra ponta, perderam espaço leite pasteurizado, polpa e purê de tomate, cera para assoalho, extrato de tomate e cerveja. Os números dos dois primeiros meses de 2013 confirmam a tendência.



Veículo: Diário de São Paulo


Veja também

Nova no grupo

A Mundial S/A, de alicates e tesouras, entra no mercado de cosméticos.Depois da compra da marca de esmaltes Impal...

Veja mais
Tributos sobre artigos juninos chegam a 61%

Junho chegou, e com este mês as típicas festas juninas. Mesmo não percebendo, o brasileiro deve prep...

Veja mais
Argentina retira barreiras em abril e região impulsiona exportações

Graças à flexibilização da entrada de produtos na Argentina pelo governo daquele país...

Veja mais
Produtoras de leite adulterado com ureia propõem ‘recall’ de 900 mil litros

Goiasminas, Vonpar e Líder farão campanhas para recolher lotes suspeitos do produtoTrês companhias d...

Veja mais
Consumidor faz 'cruzada' pelo desconto

A alimentação, o grupo de maior peso no orçamento do rio-pretense, continua pressionando e deixando...

Veja mais
Governo promete atender 80% das demandas do setor agrícola

Membros do governo federal assinalaram ontem que o próximo pacote para o setor agrícola será mais a...

Veja mais
FAO apresenta modelo de agricultura sustentável para atender aumento da procura

"Produzir mais com menos" (Save and Grow), um modelo de agricultura ecológica promovido pela FAO, pode aumentar d...

Veja mais
Portal de vendas on-line vira saída para drogarias menores

Seguindo o exemplo de algumas redes varejistas no e-commerce, que consolidam em um único portal uma grande gama d...

Veja mais
Setor têxtil tem alta de 115% no saldo de empregos em 2013

O saldo de empregos (relação entre contratações e demissões) na indústria t&ec...

Veja mais