Aparelhos e itens inovadores conquistam famílias que não podem contratar uma funcionária do lar A
Uma mudança radical na rotina das famílias brasileiras está mexendo com várias áreas da indústria, como eletrodomésticos, alimentos e produtos de higiene e limpeza. Num país onde as mulheres trabalham cada vez mais e as empregadas domésticas estão se tornando um serviço de luxo, praticidade é palavra de ordem.
A Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Cônsul e KitchenAid, aposta em geladeiras que avisam quando os alimentos vão vencer e lavadoras que pesam a roupa e medem a quantidade de sabão e de amaciante.
Neste ano, 160 produtos serão lançados. “Quando você tira as empregadas do cenário, a lava-louças ganha destaque extra”, afirma Mario Fioretti, diretor de design e inovação da empresa.
Máquinas espertas /Lourival Kiçula, presidente da Eletros, associação dos fabricantes de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, cita como destaque as lavadoras de louças, as máquinas de lavar com secadora e fritadeiras que não usam óleo. “A lavadora de roupa é o produto que mais cresce e deve seguir assim, porque ainda não está presente em mais de 40% dos lares”, diz Kiçula.
O executivo estima fechar o ano de 2013 com nove milhões de lavadoras vendidas (6% mais do que em 2012).
A previsão do varejo é que cerca de 300 mil delas sejam máquinas que lavam e secam. “Com a nova lei que regula a relação trabalhista dos domésticos, haverá um viés que orientará as famílias da classe média brasileira em direção ao modo de vida americano, onde tudo gira em torno da autossuficiência”, afirma Claudio Goldberg, coordenador de Varejo da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
A nova legislação das domésticas ampliou os seus direitos, incluindo jornada de trabalho, hora extra e FGTS. Agora, a limpeza da casa também tem de ficar mais fácil. O detergente para lava-louças crescerá com taxa de dois dígitos nos próximos cinco anos, com ênfase nos produtos concentrados, aposta a Unilever, que lançará mais de 20 produtos nessa linha.
Sem empregada doméstica, a supervisora de logística Priscilla Köhler e o marido investem num arsenal que inclui chaleira elétrica, micro-ondas inteligente e outros equipamentos. “Lá fora, ninguém passa a roupa e tudo funciona bem”, destaca.
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Aumenta a procura por detergente líquido
Segundo o Instituto da Kantar World Panel, que acompanha 78 itens na lista de compra semanal de 8,2 mil famílias, em 2012 os que mais ampliaram a presença nos lares foram detergente líquido para roupas, suco pronto, bolo pronto, água sanitária com alvejante líquido e leite fermentado. Na outra ponta, perderam espaço leite pasteurizado, polpa e purê de tomate, cera para assoalho, extrato de tomate e cerveja. Os números dos dois primeiros meses de 2013 confirmam a tendência.
Veículo: Diário de São Paulo