Sonda inicia venda de portáteis e linha marrom

Leia em 2min 50s

O Sonda Supermercados escolheu 2009 para bater de frente com as grandes redes supermercadistas. A partir de fevereiro a varejista, que conta com 22 lojas na Grande São Paulo e interior, iniciará a venda de eletrodomésticos portáteis leves (liquidificador, batadeira e centrífuga) e também de itens da linha marrom (aparelhos de TV, som e imagem).

 

Para a nova empreitada a companhia fechou parceira com a Philips que, no início da operação, disponibilizará promotores especializados para o atendimento aos consumidores. Roberto Moreno, diretor financeiro da rede, explica que está alinhavando os últimos detalhes da parceria mas que ainda este ano também pretende iniciar a venda de produtos de linha branca (geladeira, fogão, máquina de lavar).

 

Para conseguir competir com os líderes Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart o Sonda vai dar exclusividade às marcas da Philips, além de manter estoques reduzidos nas lojas. "Ainda não temos uma expectativa de vendas para estes produtos, mas o que posso adiantar é que se vendermos dez televisores por dia vamos manter nos estoques esta quantidade de produtos mais 20%", exemplifica.

 

A princípio apenas cinco lojas da rede devem comercializar os novos produtos. "Se conseguirmos 5% de lucro líquido na venda de portáteis já está ótimo".

 

De acordo com o vice-presdiente de comunicação da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Martinho Paiva Moreira, redes médias como o Sonda Supermercados tem condições de competir na venda de eletros com as grandes redes desde que tomem alguns cuidados. "A venda de eletros é um bom negócio para todos, mas principalmente as redes médias devem procurar oferecer boas condições de financiamento. Além disso, elas precisam trabalhar com estoques reduzidos", afirma.

 

O Sonda fechou 2008 com um faturamento de R$ 1,05 bilhão, um aumento de 25% em relação a receita alcançada no ano anterior. Até março a rede deve inaugurar mais duas lojas na capital paulista e espera fechar 2009 com 30 unidades. "Atingimos nossa meta e acreditamos que em 2009 nossa rede continuará crescendo".

 

Promoção dos líderes

 

Enquanto o Sonda dá os primeiros passos no setor de eletros com estoques reduzidos, os supermercadistas líderes do setor concluem grandes liquidações para desovar estoques.

 

O Carrefour terminou ontem uma promoção com descontos de até 80% em cerca de cinco mil produtos dos setores de eletro, bazar e têxtil. Segundo a varejista, esta é a maior liquidação já realizada na história da rede - em número de itens e valor de descontos - desde que chegou ao Brasil. A rede informou que superou suas expectativas e obteve crescimento de 20% nas vendas dos produtos ofertados em relação à promoção realizada no mesmo período do ano passado.

 

Já o Wal-Mart promoveu no início deste ano um saldão com descontos de até 60% em produtos eletroeletrônicos, portáteis e informática. Para alavancar as vendas a rede varejista promoveu um plano de financiamento especialmente para a campanha. Até ontem, quando a promoção foi encerrada, os eletroeletrônicos podiam ser parcelados em até 15 vezes sem juros no cartão Hipercard. Para Moreira as liquidações promovidas pelos supermercadistas são tradicionais nesta época do ano e não representam alta estocagem de produtos.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Novos caminhos para antigas ocupações

Escolher uma carreira aos 17 anos, cursar a faculdade desejada e, depois, estrear naquela que será a sua carreira...

Veja mais
Pão de Açúcar começa o ano disposto a fazer aquisições

Depois de ter passado 2008 arrumando a casa, o Grupo Pão de Açúcar se diz pronto para mostrar a car...

Veja mais
Clima instável ameaça arroz no Sul

Apesar de vizinhos, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os dois principais produtores de arroz do país, têm...

Veja mais
La Serenísima em crise

O laticínio argentino La Sereníssima, controlado pelo grupo Mastellone Hermanos, decidiu adiar para esta s...

Veja mais
Carrefour faz saldão e promete ao consumidor descontos de até 80%

Até este dia 5, todos os 114 hipermercados Carrefour realizam o Maior Saldão do Brasil, com descontos de a...

Veja mais
Preços fecham ano em alta

O tomate variou 110% por causa da sazonalidade da produção   A inflação medida pelo &...

Veja mais
Preço do tomate tem alta: 125,5%

Mapa prevê a ampliação do programa de subvenção do governo federal para 76 culturas em...

Veja mais
Papel e Papelão: setor foi afetado pelos reflexos da crise

Com a chegada da crise econômica global, o setor de papel e papelão que projetava crescimento significativo...

Veja mais
Escoamento da produção está difícil

Chuvas deterioram estradas vicinais de Minas que ficaram de fora do ProAcesso.  A intensificação das...

Veja mais