O Sonda Supermercados escolheu 2009 para bater de frente com as grandes redes supermercadistas. A partir de fevereiro a varejista, que conta com 22 lojas na Grande São Paulo e interior, iniciará a venda de eletrodomésticos portáteis leves (liquidificador, batadeira e centrífuga) e também de itens da linha marrom (aparelhos de TV, som e imagem).
Para a nova empreitada a companhia fechou parceira com a Philips que, no início da operação, disponibilizará promotores especializados para o atendimento aos consumidores. Roberto Moreno, diretor financeiro da rede, explica que está alinhavando os últimos detalhes da parceria mas que ainda este ano também pretende iniciar a venda de produtos de linha branca (geladeira, fogão, máquina de lavar).
Para conseguir competir com os líderes Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart o Sonda vai dar exclusividade às marcas da Philips, além de manter estoques reduzidos nas lojas. "Ainda não temos uma expectativa de vendas para estes produtos, mas o que posso adiantar é que se vendermos dez televisores por dia vamos manter nos estoques esta quantidade de produtos mais 20%", exemplifica.
A princípio apenas cinco lojas da rede devem comercializar os novos produtos. "Se conseguirmos 5% de lucro líquido na venda de portáteis já está ótimo".
De acordo com o vice-presdiente de comunicação da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Martinho Paiva Moreira, redes médias como o Sonda Supermercados tem condições de competir na venda de eletros com as grandes redes desde que tomem alguns cuidados. "A venda de eletros é um bom negócio para todos, mas principalmente as redes médias devem procurar oferecer boas condições de financiamento. Além disso, elas precisam trabalhar com estoques reduzidos", afirma.
O Sonda fechou 2008 com um faturamento de R$ 1,05 bilhão, um aumento de 25% em relação a receita alcançada no ano anterior. Até março a rede deve inaugurar mais duas lojas na capital paulista e espera fechar 2009 com 30 unidades. "Atingimos nossa meta e acreditamos que em 2009 nossa rede continuará crescendo".
Promoção dos líderes
Enquanto o Sonda dá os primeiros passos no setor de eletros com estoques reduzidos, os supermercadistas líderes do setor concluem grandes liquidações para desovar estoques.
O Carrefour terminou ontem uma promoção com descontos de até 80% em cerca de cinco mil produtos dos setores de eletro, bazar e têxtil. Segundo a varejista, esta é a maior liquidação já realizada na história da rede - em número de itens e valor de descontos - desde que chegou ao Brasil. A rede informou que superou suas expectativas e obteve crescimento de 20% nas vendas dos produtos ofertados em relação à promoção realizada no mesmo período do ano passado.
Já o Wal-Mart promoveu no início deste ano um saldão com descontos de até 60% em produtos eletroeletrônicos, portáteis e informática. Para alavancar as vendas a rede varejista promoveu um plano de financiamento especialmente para a campanha. Até ontem, quando a promoção foi encerrada, os eletroeletrônicos podiam ser parcelados em até 15 vezes sem juros no cartão Hipercard. Para Moreira as liquidações promovidas pelos supermercadistas são tradicionais nesta época do ano e não representam alta estocagem de produtos.
Veículo: Gazeta Mercantil