Preço agropecuário cai 3,6%

Leia em 2min 30s

Levantamento é do Instituto de Economia Agrícola (IEA).

São Paulo - O Índice quadrissemanal de Preços Recebidos (IqPR) pela agropecuária paulista teve queda de 3,62% em maio. Separado em grupos, o IqPR-V (produtos de origem vegetal) e o IqPR-A (produtos de origem animal) fecharam o mês negativos em 3,51% e 3,90%, respectivamente. O levantamento é de pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento.

Quando a cana-de-açúcar (que em maio caiu 5,46%) é excluída do cálculo do índice, por causa da sua importância na ponderação dos produtos, a variação dos índices tem comportamentos distintos, o IqPR permanece negativo (-1,94%), enquanto o IqPR-V encerra positivo em 0,22%.

Os produtos do IqPR com as maiores altas no mês passado foram: batata (28,09%), arroz (11,20%), laranja para indústria (9,24%), feijão (7,58%) e leites tipo C (6,98%) e B (6,43%).

Para a batata, a alta foi impulsionada, segundo o IEA, pela redução em 15,5% da área cultivada e de 12,7% na produção da safra das águas no Estado de São Paulo, além da menor oferta na safra atual por causa do clima desfavorável. Mesma situação ocorreu com o feijão, informam os pesquisadores.

No leite B e C, a redução da quantidade e qualidade das pastagens reflete na menor oferta, o que tem pressionado as cotações para cima.

Os produtos que apresentaram as maiores quedas foram: laranja para mesa (16,98%), carne de frango (16,46%), tomate para mesa (16,01%), banana nanica (15,65%), carne suína (9,66%), milho (7,71%) e cana-de-açúcar (5,46%).

No caso do tomate, a redução das chuvas e a não ocorrência de geadas no outono minimizaram as perdas, aumentando a oferta com conseqüente redução nos preços. O IEA pondera que, mesmo com queda, os preços médios recebidos pelos produtores (valores nominais) de tomate estão bem maiores em relação aos meses iniciais de 2012. Esse movimento pode estar ajudando os tomateiros a se capitalizar", dizem os pesquisadores, em nota.

Nas carnes de frango e suína, a demanda interna fraca e a redução no nível de exportação derrubaram as cotações.

Em maio, 10 produtos apresentaram alta de preços (8 de origem vegetal e 2 de origem animal) e 10 caíram (6 vegetais e 4 de origem animal).

No acumulado dos últimos 12 meses, o IqPR registrou alta de 2,77%, o IqPR-V (vegetal) teve queda de 0,54% e o IqPR-A (produtos de origem animal) se valorizou 11,94% no período.

De acordo com o IEA, tiveram aumentos acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses (medida pelo IPCA): batata (216,24%), tomate para mesa (159,34%), trigo (52,43%), ovos (42,10%), algodão (30,35%), arroz (27,25%), carne suína (11,91%), leite C (7,82%) e leite B (7,30%), carne de frango (5,27,38%), carne de frango (20,82%) e laranja para mesa (7,42%) Em menor expressão variaram também positivamente: carne de frango (5,88%), carne bovina (4,26%), laranja para mesa (4,08%) e milho (2,36%).

Apresentaram redução de preços: café (-21,98%), banana nanica (-15,60%), cana-de-açúcar (-10,17%), amendoim (2,69%) e soja (-1,80%).



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Mercado de Flores deve ter 30% a mais de visitantes no Dia dos Namorados

Considerada a terceira melhor data para o comércio de flores e acessórios, o Dia dos Namorados dever&aacut...

Veja mais
Bassi e Montana serão as marcas principais

São Paulo - O futuro presidente da Marfrig e ex-CEO da Seara Foods, Sergio Rial, explicou, em coletiva ontem que ...

Veja mais
Pressão da safra reduz preços em 6,8%

Cotações são as mais baixas desde 2009.Os preços do café arábica no mercado in...

Veja mais
Junho começa com superávit

Brasília - Impulsionada pelas safras de milho e de soja, a balança comercial brasileira registrou super&aa...

Veja mais
PRF apreende cerca de 140 quilos e queijo ricota transportados irregularmente

A apreensão ocorreu na BR-116, em Teófilo Otoni durante a Operação Copa das Confederaç...

Veja mais
Verde-amarelo-azul e vermelho

Parceira oficial da Copa das Confederações, a Coca-Cola criará espaços temáticos para...

Veja mais
Lojas Brahma Express premiam clientes

A AmBev vai distribuir kits para consumidores que irão assistir os jogos da Copa das Confederações ...

Veja mais
Cinema, nova mídia de venda de Johnnie Walker no país

Curta metragem é a nova fase do projeto Keep Walking Brasil para a marca da DiageoComo aumento das vendas e consu...

Veja mais
Oster vai lançar 30 produtos no país

A Oster, marca norte-americana de eletroportáteis, pretende trazer para o Brasil 30 novos produtos até o f...

Veja mais