A Mueller Eletrodomésticos, de Timbó (SC), sempre se destacou no mercado com os chamados "tanquinhos" para as classes C e D. Agora, além do preço mais baixo, a empresa aposta no design para conquistar os consumidores e reduzir custos. A máquina de lavar Super Pop, por exemplo, é um modelo da nova estratégia da empresa. Desenvolvida em parceria com o escritório Chelles & Hayashi Design, de São Paulo, o produto vai para a loja e chega à casa do cliente desmontada em uma embalagem 40% menor do que as similares no mercado. "Isso reduz o custo logístico de transporte, que acaba muito mais baixo que dos concorrentes diretos e de estocagem nos depósitos", disse o diretor comercial e de marketing da Mueller, Marcio Gonçalves.
Com essa característica, os consumidores podem levar o produto para casa na hora, sem ter que esperar pelas entregas. Outra novidade é a tecnologia de parede única, sem a tradicional separação entre cuba e gabinete. "Do lado de fora, faz o papel de gabinete, e do lado de dentro, de cuba para as roupas. Isto permitiu que essa lavadora se tornasse realmente pequena por fora e grande por dentro", explicou Gonçalves. A mudança, segundo ele, diminuiu o gasto com matéria-prima no processo produtivo.
A equipe de engenharia da Mueller precisou de dois anos para desenvolver a Super Pop. O produto foi lançado em 2006 e em dois meses tornou-se o mais vendido da Mueller.
"Desde o início acreditamos que ela seria um best-seller", afirmou Gonçalves. A Super Pop hoje representa 20% das vendas da empresa. Em 2007, a receita bruta da empresa somou R$ 146,43 milhões e foi 14,5% maior do que em 2006. Para 2008, a Mueller estima faturamento de R$ 150 milhões. Segundo ele, os seguidos aumentos das principais matérias-primas, como o plástico e o aço utilizado na confecção dos motores elétricos, e os repasses de preços, muito difíceis de serem executados, penalizaram um pouco o crescimento de 2008.
Baseada na tecnologia da parede única, a Mueller lançou a SuperPop Glass, que é a versão transparente, e a PopStock, que vem com uma despensa embutida. "A intenção da Mueller é atender a uma demanda bem específica das classes C e D", disse Gonçalves. A Pop Stock nasceu de uma pesquisa realizada pela empresa sobre hábitos de uso das consumidoras. No estudo, as clientes, principalmente as usuárias de lavadoras populares, apontaram a falta de local para armazenagem dos produtos utilizados na lavagem de roupas como um problema. "A solução foi oferecer um espaço, antes sem utilidade, na própria máquina, para a dona-de-casa guardar os produtos de limpeza, mantendo organizada a área de serviço", explicou o diretor.
Segundo ele, a pesquisa mostrou que muita gente pagaria um pouco mais para ter onde guardar produtos de limpeza. "Tivemos relatos de donas-de-casa que guardavam os produtos no banheiro e até no armário da cozinha", comentou a gerente de marketing da Mueller Eletrodomésticos, Mônica Mueller. A PopStock custa R$ 349,00, mais do que uma lavadora semi-automática tradicional, mas menos do que o conjunto lavadora e estante.
Para desenvolver os novos produtos, a Mueller faz um trabalho integrado entre marketing, engenharia, clientes e lojistas. A equipe de desenvolvimento apresenta as idéias e verifica a viabilidade técnica e econômica. Após este processo, o escritório de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, parceiro da Mueller desde a década passada, quando desenvolveu a lavadora Nina, incumbe-se da criação.
Marcio Gonçalves disse que a empresa investe boa parte do lucro, embora não divulgue quanto. Em 2007 o lucro líquido foi de R$ 18,4 milhões e, em 2006, de R$ 13,7 milhões. A Mueller também exporta para vários países da América do Sul, da América Central, do Caribe, da África e do Oriente Médio. Mesmo com o câmbio desfavorável, as vendas externas são crescentes. Em 2006, exportou R$ 3,9 milhões e em 2007 foram R$ 5,2 milhões.
Fundada em 1949, por descendentes de alemães estabelecidos em Timbó, cidade distante 30 quilômetros de Blumenau (SC), a Mueller é hoje um grupo empresarial composto por três unidades fabris voltadas para a produção de eletrodomésticos para os consumidores das classes C e D. Além das lavadoras automáticas e semi-automáticas, a empresa produz centrífugas e secadoras de parede.
Veículo: Gazeta Mercantil