IGOR UTSUMI
SÃO PAULO
O setor de franchising tem atraído um número significativo de novas franqueadoras. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que só este ano foram lançadas 45 empresas, crescimento de 15% em relação a 2012. Os segmentos de serviços e varejo são os destaques do setor, com o maior número de operações inéditas.
Segundo o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, alguns segmentos devem se destacar nos próximos anos. "O setor está sendo impulsionado por alguns lançamentos nas áreas de imóveis, telefonia, informática e consultorias." A expectativa da entidade é que tenham sido gerados negócios na ordem de R$ 450 milhões na 22ª edição da ABF Expo Franchising 2013, que terminou neste sábado (15), mas Camargo prevê que o valor aumente. "Acredito que vamos superar devido ao maior número de shopping centers e visitantes na feira."
Dentre as novidades está o Grupo Container, que aproveitou para trazer aos investidores a marca Container Baby & Kids.
A nova iniciativa é voltada para o público infantil e só comercializa grifes estrangeiras como Gap e Tommy Hilfiger. A marca tem como diferencial a estrutura em que será montada. Ao invés de uma construção convencional, a loja funciona dentro de um container reciclado.
"Temos em nossa marca um apelo sustentável. Toda a estrutura é montada dentro de um container, com isso conseguimos reduzir o custo da montagem da loja em até 50%, se for uma operação de pequeno porte. Um espaço maior, como a metragem de um hotel, a economia fica em 25% do valor de uma obra convencional", explicou André Krair, fundador do Grupo Container.
O executivo explicou também que esse conceito é muito comum nos Estados Unidos e na Europa, mas que no Brasil ainda enfrenta algumas dificuldades. "A questão é cultural, o brasileiro vê a loja dentro de um container como um lugar sujo. Isso não acontece nos EUA ou na Europa, lá é comum vermos lojas enormes nesse conceito", disse.
O custo inicial de uma operação de pequeno porte - quiosque - é de R$ 100 mil, já para operações de maior metragem, sendo lojas de rua ou de shopping, é superior a R$ 600 mil.
Krair explicou que o valor investido tem perspectiva de retorno em três anos. "Sou conservador em relação ao retorno do montante investido para não frustrar o franqueado", explicou. Os planos de expansão da marca são bem agressivos. Até o final deste ano eles terão 10 lojas abertas, sendo seis em São Paulo e as outras quatro no Nordeste: Teresina (PI), Recife e Petrolina (PE) e São Luís (MA).
Com a participação na ABF, a empresa acredita que terá, pelo menos, 60 lojas comercializadas. "Temos boa expectativa de vendas na feira. A médio prazo, em um ano, queremos ter 300 lojas só da Baby & Kids", argumentou Krair, ao que completou. "Queremos faturar R$ 20 milhões esse ano, superando os R$ 15 milhões arrecadados em 2012."
Cabe ressaltar que o grupo está no mercado desde 2008 e já tem 70 lojas espalhadas no Brasil e na Europa da bandeira Container Ecology Store.
Serviços
Quem também fez sua estreia foi a Vip House Maid, franquia especializada em limpeza residencial ecológica. Segundo Marcos Lisboa, diretor da empresa, o grande diferencial de sua operação está na forma como o serviço é executado. "Não usamos baldes e vassouras. A equipe vai até a residência do cliente com um aspirador e purificador de ar e produtos de limpeza importados", disse em entrevista ao DCI.
O investimento inicial é de R$ 35 mil e não há a necessidade de um espaço físico, a franquia pode ser montada em casa. "Com esse valor está inclusa a taxa de franquia, duas máquinas e todo o material de limpeza. O empresário começa com quatro profissionais que farão o trabalho, mas isso pode ser ampliado conforme a demanda e a avaliação do supervisor da franquia", disse Lisboa.
O faturamento médio da operação fica entre R$ 17 e R$ 20 mil, sendo 30% líquido para o dono da franquia que não lucra apenas com o a prestação do serviço. O empresário pode vender a máquina utilizada e os produtos de limpeza.
Para este ano, Lisboa acredita que consiga ter 100 franquias abertas, pois a implementação é rápida. "Em São Paulo conseguimos montar tudo em 30 dias", disse. Além da rapidez, o executivo acredita que com a PEC das domésticas, o setor de limpeza residencial terceirizado cresça no País. "Com o nosso sistema é possível ter a casa limpa em até cinco horas por menos de R$ 200. Além disso, a contratação e a formalização do profissional fica por conta do empresário que abriu a franquia", concluiu ele.
Outra novidade no mercado de franchising é a DVI Radiologia, rede especializada em diagnóstico por imagem para odontologia. Atuando em um ramo pouco comum no setor de franquias, a empresa está iniciando seu processo de expansão de maneira agressiva, como afirma o diretor do player, Hugo Rosin. "Estamos lançando nosso plano de franchising este ano na ABF, mas o planejamento começou a ser feito há um ano e meio. Trabalhamos com uma prestação de serviços ao setor de odontologia, oferecendo um serviço de saúde"
A meta é ambiciosa: abrir 60 unidades em dois anos. Contando atualmente com sete unidades, todas no interior de São Paulo, a ênfase agora é alcançar estados como Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e se consolidar no interior paulista.
"Estamos focando em mercados menos saturados e mais carentes de diagnósticos, desse trabalho técnico. E nessas regiões temos uma presença muito forte do poder de consumo da classe C. Nos beneficiamos por estar mais afastados de centros urbanos maiores, mas nada impede que instalemos franquias nas capitais", comenta o empresário.
Com crescimento de 20% no faturamento no primeiro semestre e também apresentando aumento de 20% no último ano, a DVI Radiologia investiu cerca de R$ 400 mil para entrar no setor de franchising.
Veículo: DCI