RIO DE JANEIRO - Os preços da soja apresentaram forte aceleração na segunda prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) deste mês, divulgada ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e foram responsáveis pela puxada nos IPA, índice referente ao atacado. A soja em grão passou de alta de 1,94% para 9,83%, gerando forte aceleração dos preços de matérias-primas brutas, na desagregação do IPA por estágios de produção.
O IGP-M subiu 0,74% na segunda prévia de junho, bem acima da taxa de 0,01% registrada em igual leitura do mesmo indicador em maio. O resultado ficou acima do teto do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam taxa entre 0,48% e 0,70% (mediana de 0,60%).
O resultado acumulado do IGP-M é usado no cálculo de reajuste da maioria dos contratos de aluguel. Até a segunda prévia de maio, o IGP-M acumula aumentos de 1,73% no ano e de 6,30% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia do IGP-M deste mês foi do dia 21 de maio a 10 de junho.
A FGV informou os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de junho (Confira na tabela):
COMPONENTES DO IGP-M (%)
IPA-M - alta de 0,60
IPC-M - alta de 0,38
INCC - alta de 2,41
Veículo: Jornal de Santa Catarina