Produtora de biscoitos inicia plano agressivo de expansão

Leia em 4min

Quando Márcio Peres retornou ao Brasil no final da década de 1980, após passar uma temporada nos Estados Unidos para aprender o idioma local, ele não imaginava que iria sentir tanta falta dos cookies americanos. E o pior, que teria dificuldade de encontrá-los por aqui. O desejo, porém, acabou movendo o estudante a produzir a tradicional receita do biscoito norte-americano. Hoje a Dauper é uma das maiores fabricantes de cookies locais, há 25 anos no mercado nacional, fornecendo para gigantes como Nestlé, Pepsico, Unilever, Carrefour, entre outros.

Computando uma média de crescimento anual em torno de 35% - desde 2009 -, a companhia dá início, nesse ano, a um processo agressivo de expansão baseado na criação de 200 franquias, em todo o Brasil. Até 2016, estão previstos lançamentos de novos produtos exclusivos que levarão a marca Dauper, como, por exemplo, a linha Twist.

"Realizamos um estudo de mercado e um levantamento sobre nossos possíveis concorrentes. Apesar do plano ser bem agressivo, acreditamos que ele é factível", explicou o diretor comercial da Dauper, Raul Matos.

Inédita no mercado brasileiro e sul-americano, a nova linha de cookies e biscoitos em barra que combinam duas massas (baunilha e chocolate) com recheio de chocolate belga, devem chegar ao mercado no mês de julho, sendo comercializada na biscoiteria que a Dauper deve inaugurar na próxima semana no Shopping Villa Lobos (SP).

A escolha do lugar que receberia a segunda biscoiteria da companhia levou em consideração a boa localização e o público que frequenta o estabelecimento, majoritariamente, das classes A e B, foco de central da gaúcha.

Segundo o diretor comercial, a empresa planeja terminar o ano de 2013 com quatro lojas. "Já recebemos solicitações de empresários de Manaus até São Paulo para a abertura de franquias. Estamos animados, mas não abriremos várias unidades logo de cara, pois queremos manter nosso padrão de atendimento e gestão", disse Matos.

Em 2012, a companhia faturou R$ 22 milhões e acredita que nesse ano chegará à casa dos R$ 30 milhões, apontando um crescimento acentuado de 36,4%. Um grande salto para uma empresa que iniciou suas atividades de forma tímida, em Gramado (RS), e hoje atende marcas renomadas tanto na divisão de ingredientes, como na de marcas próprias fornecendo o produto acabado para empresas como Cacau Show e Taeq do Grupo Pão de Açúcar.

De acordo com Matos, o faturamento pode chegar a R$ 200 milhões nos próximos anos levando em consideração a criação de novas franquias, o lançamento de mais produtos e a inauguração da segunda unidade da Dauper em Canela (RS).

Mas o que motivaria uma empresa que já fornece insumos para as maiores marcas do mercado e vende produtos prontos para importantes varejistas a investir ainda mais na ampliação dos seus negócios?

Para a Dauper, essa resposta é clara. A abertura de novas lojas atrelada a uma forma de venda diferenciada pode agregar valor aos biscoitos vendidos.

"Queremos vender biscoito como se fosse um presente. Esse mercado tem espaço para crescer no Brasil passando do patamar de baixo custo para o de alto valor agregado, como ocorreu no de chocolates", ressaltou Matos.

Nova fábrica

Para a construção da nova fábrica, em Canela (RS), a Dauper investiu R$ 11 milhões durante o ano de 2012 e o início de 2013 para a compra de máquinas, criação de novos produtos e contratação de mão de obra. Segundo Matos, a nova unidade deve ficar pronta em novembro desse ano.

"Investimos 5% do nosso faturamento anual no setor de pesquisa e desenvolvimento de produtos e embalagens, mas no ano passado, essa porcentagem foi maior devido a compra de máquinas, com o qual gastamos cerca de 3 milhões de euros cada", disse o diretor.

Para o executivo, a maioria das máquinas é importada, pois oferecem a precisão necessária para o desenho dos produtos da empresa.

Segundo o diretor comercial, não existe no Brasil nenhuma fabricante que ofereça a mesma qualidade e garantia.

Conforme Matos, a inauguração da nova unidade em Canela (RS) aumentará em 40% a capacidade produtiva da companhia na primeira fase do projeto, compreendida entre 2013-2014. Na segunda fase, esse número deve dobrar entre o biênio de 2014-2015.

O número de funcionários também deve crescer. Atualmente, a Dauper emprega 230 profissionais diretamente, sem contar os distribuidores. De acordo com Matos, a companhia deve empregar mais 60 funcionários nos próximos meses na área comercial e na fábrica em Canela (RS).

A principal unidade em Gramado transferirá as três linhas de produção para Canela e ficará encarregada da produção de itens que precisam de cuidados artesanais. Hoje, a divisão de ingredientes representa 20% das vendas, enquanto varejo soma 30%, marcas próprias 40% e lojas 10%.




Veículo: DCI


Veja também

Os planos de crescimento da 'nova' Itambé

A mineira Itambé começa hoje uma nova etapa de sua história. Quatro meses depois do anúncio ...

Veja mais
Empresas fazem 'big brother' dos consumidores

Na busca por produtos ao gosto do freguês, companhias observam e filmam clientes em testes em laboratórios ...

Veja mais
Crise afeta vendas de orgânicos na Europa

A crise reduziu o ritmo de crescimento do consumo de produtos orgânicos na Europa para uma taxa anual de 3% a 4%, ...

Veja mais
Preço do leite segue em alta

Os preços do leite pagos ao produtor brasileiro, em alta desde outubro do ano passado, voltaram a subir em junho....

Veja mais
Plantio americano surpreende, e grãos têm queda

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) surpreendeu o mercado e derrubou os preços internacionais...

Veja mais
Ambev terá apenas ações ordinárias

Mais de uma década desde a criação do Novo Mercado e da reforma da Lei das Sociedades por Aç...

Veja mais
Confiança do comércio cai 3% no segundo trimestre

O índice de Confiança do Comércio (Icom) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) regi...

Veja mais
Shoppings se expandem em novas fronteiras

Elias Tergilene, fundador e presidente da Rede Uai de Shoppings, tem uma meta ousada: abrir o primeiro shopping center d...

Veja mais
Globalização da propaganda ainda é desafio

Os 114 Leões arrebatados pelo Brasil no Festival de Cannes 2013 ainda não impactam diretamente a realidade...

Veja mais