As famílias brasileiras frearam a vontade de ir às compras: a intenção de consumo teve uma queda de 7,7% ante julho de 2012, mostra pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
O índice de 124,9 é o menor patamar da série de levantamentos, iniciada em 2010. A pontuação no mês passado foi de 130,1, em escala de 0 a 200.
O estudo mede o sentimento dos consumidores em relação a sete itens, como a satisfação com a renda e a sensação de segurança de permanência no emprego.
O resultado, segundo a CNC, é reflexo do nível de endividamento elevado, das altas taxas de juros e da retirada gradual de medidas de estímulo, como o IPI reduzido de veículos e da linha branca.
A inflação também foi vilã, aponta o economista Bruno Fernandes, da confederação.
"Por mais que esteja agora em um nível melhor, a inflação comprometeu a renda das famílias ao longo de todo o primeiro semestre."
Outro motivo apontado por ele foram as manifestações que explodiram no país durante o mês de junho.
"As pessoas ficaram com um pouco de receio de ir às ruas para gastar e, diante de tantos pedidos de mudanças, diminuíram o otimismo sobre o futuro", diz Fernandes.
Apesar do resultado, o índice acima de cem indica um nível favorável de consumo.
O levantamento foi feito no início do mês com base em 18 mil questionários aplicados em todo o país.
Veículo: Folha de S. Paulo