Klabin reforça segurança de embalagens

Leia em 2min 30s

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é a primeira empresa do setor a receber a certificação FSSC 22000 (Food Safety System Certification 22000), uma das mais avançadas normas utilizadas para assegurar a procedência do papel para embalagem de alimentos.

A nova certificação deve ajudar a expandir os nichos de atuação da empresa. Segundo o gerente de Qualidade da Unidade Monte Alegre, Flávio Deganutti, a FSSC 22000 credencia a Klabin a ampliar sua atuação em mercados de embalagens que precisem de proteção contra contaminação. "A certificação deve beneficiar a Klabin em outros setores igualmente exigentes. Quem garante segurança às embalagens utilizadas nos produtos que vão à mesa do consumidor pode também oferecer um alto grau de qualidade a outros fabricantes de itens sensíveis", afirma.

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, a Klabin possui, desde 2007, a NBR ISO 22000 (Sistema de Gestão de Segurança do Alimento), certificação que estabelece requisitos para identificar e eliminar qualquer perigo físico, químico ou biológico capaz de comprometer a segurança dos alimentos embalados a partir de papéis fabricados pela empresa. A FSSC 22000 foi criada tendo como base a ISO 22000, complementando-a ao especificar claramente os pré-requisitos necessários para a produção de embalagens que garantam segurança à saúde do consumidor final.

A nova certificação assegura como pré-requisitos a garantia da limpeza e organização da área produtiva; o controle da qualidade da água e do ar que entram em contato com produto; o controle de pragas e vetores no ambiente de produção; e o controle de acesso às plantas. Paralelamente, ao aderir ao FSSC 22000, a empresa fortalece a necessidade de que seus fornecedores atendam aos mesmos pré-requisitos.

De acordo com Deganutti, a unidade agiu rapidamente para atender às exigências da certificação e dará seguimento às melhorias necessárias para garantir a segurança das embalagens produzidas. Ele explica que, por cerca de seis meses, a empresa preparou seus colaboradores e instalações para a acreditação, feita pelo Bureau Veritas. A rápida adaptação reflete o investimento contínuo da Klabin em boas práticas para a padronização de seus processos industriais.


Negócios - A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, produz papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 15 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papelcartão e papel kraft) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

A gestão da empresa está orientada para o desenvolvimento sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Por isso, é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

CNA alerta para dependência externa de trigo

Entidade defende que o governo adote políticas de incentivo capazes de permitir o aumento da produçã...

Veja mais
Minas vai processar palmito

Primeira fábrica do Estado será inaugurada em Itabirito no mês de novembro.A primeira agroindú...

Veja mais
Necessidade motivou empresa de antialérgicos

Empresa brasileira de produtos antialérgicos, a Alergoshop decidiu, no ano passado, investir nas franquias como m...

Veja mais
Irani começa a operar em Minas

Empresa arrendou a Indústria de Papel e Papelão São Roberto, de Santa Luzia. Em meio ao baixo cresc...

Veja mais
Produção brasileira caiu, diz CNI

A indústria brasileira voltou a ter um desempenho ruim em junho, com queda na produção e no n&uacut...

Veja mais
Kantar World Panel mostra quem são os consumidores de massas no Brasil

      A pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alim...

Veja mais
Mercado de bebidas e alimentos kosher vai movimentar US$ 17 bilhões neste ano

Uma disputa para controlar a palavra “kosher” em endereços de internet está colocandogrupos ju...

Veja mais
Mauá tem cesta básica mais barata na região

Quem pesquisa, economiza. Essa é a regra para quem frequenta os supermercados da região. Aqueles que fazem...

Veja mais
Gargalos na fiscalização de alimentos

Legislações desatualizadas, número reduzido de fiscais e excesso de órgãos envolvidos...

Veja mais