Inverno ameno antecipa liquidação nas lojas

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Após dois meses de desempenho fraco nas vendas, o varejo aposta agora nas liquidações para conseguir reverter esse quadro, em especial no Dia dos Pais. Além disso, fatores climáticos fazem com que os empresários usem promoções pontuais - coloquem algumas peças com descontos - para atrair o consumidor para dentro das lojas.

Para o diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luis Augusto Ildefonso, as liquidações observadas no varejo são adaptações às condições climáticas do Brasil. Ele afirma que justamente pelo fato do inverno ser mais curto e irregular no País, as marcas colocam alguns produtos em promoção para atrair mais consumidores. "Não é exatamente uma antecipação da liquidação de inverno. O inverno por si só é uma estação curta no Brasil, e o empresário lojista tem que estar atento para escoar seu estoque e atrair o consumidor, oferecendo 50% ou 60% de desconto. Mas não é uma liquidação geral, são alguns itens com preços abaixo da tabela."

Essas ações promocionais já foram observadas em outros anos, mas estão ocorrendo com maior intensidade, segundo Ildefonso. "Se não há um inverno rigoroso, o lojista é obrigado a colocar alguns produtos com ofertas bastante convidativas, isso já ocorre há alguns anos. Em 2013, está ocorrendo com maior intensidade, até pelas dificuldades enfrentadas pelo varejo em função das passeatas e maior cautela do consumidor."

Essas promoções servem inclusive para impulsionar as vendas no Dia dos Pais, conhecida como a data com menor movimento no calendário varejista. "O Dia dos Pais está sempre dentro da liquidação, não favorecendo muito o varejo porque as vendas não são feitas com o preço máximo", afirma o diretor da Alshop, que completa: "Ainda assim, lojas fazem essas promoções para atrair consumidor e atendentes tentam trabalhar com outras opções de produtos."

A entidade ainda não divulgou sua projeção de vendas para o Dia dos Pais, mas já admite que alguns segmentos podem não apresentar crescimento em comparação ao ano passado, o que seria considerado até positivo por algumas redes, afirma Ildefonso. "Segmentos como eletrônicos, por exemplo, podem não apresentar crescimento. Pela primeira vez os consumidores estão pagando mais caro por aparelhos novos do que pagaram pelos antigos, muito pela alta do dólar, que eleva preço de componentes importados."

O executivo destaca ainda que os segmentos mais procurados para o Dia dos Pais, como têxtil e de calçados, devem apresentar variação positiva em relação a 2012. "Nestes setores onde compras são mais fortes, mesmo com a conjuntura econômica não tão boa, deve ter um crescimento", conclui o diretor da Alshop.

Os shopping centers são os maiores representantes destes movimentos promocionais. Dentro do Shopping Ibirapuera, por exemplo, 100% das suas operações de varejo estão com descontos que variam de 10% a 70%. Cabe ressaltar que não existe uma política única de descontos e as estratégias para que o consumidor gaste mais neste período são diferenciadas.

Na grife de calçados Capodarte, a medida foi dar descontos de até 70%. Na Ellus, grife de vestuário para o público feminino e masculino, os descontos são progressivos e concedidos pelo número de peças compradas. Se o cliente escolheu uma peça, terá 10% de descontos, se foram três, o desconto chega a 30%; exceto os jeans da marca e itens marcados nas araras.

A marca infantil Tyrol também apostou em descontos progressivos para melhorar seu desempenho de venda. Na operação do Shopping Ibirapuera, os descontos vão de 10% - uma peça - a 50% de oito itens ou mais. Os calçados e acessórios estão com 30% de descontos.

Fora dos shopping centers, algumas marcas também já deram início às liquidações. Já a Brentwood, loja de rua especializada em móveis e decoração, está disponibilizando mais de mil produtos para pronta entrega com até 70% de desconto. Dia dos Pais

Além das promoções, os lojistas, em especial os que vendem artigos para o público masculino e as operações especializadas em eletrônicos, aproveitam as promoções para tentar melhorar as vendas de Dia dos Pais, que são bem inferiores a datas como: Dia das Mães e Natal. Mas, segundo pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLE-SP) os lojistas do estado mostraram-se cautelosos nesta data sazonal, mesmo com a movimentação das liquidações de inverno.

Para este ano, é esperado um aumento de 6% a 7% nas vendas para a data, uma média estável na comparação com o mesmo período de 2012, que ficou em 6%. O tíquete médio de compra no estado de São Paulo será de R$ 80 a R$ 110.

A data comemorativa é a de menor expressão no calendário das vendas, o que explica o pequeno crescimento frente à inflação do período. "A inflação e as recentes manifestações provocaram um recuo nas vendas, o comportamento dos consumidores no período servirá para que os lojistas avaliem a tendência das vendas nesse segundo semestre", afirmou o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff por meio de nota.

Ainda segundo dados apurados pela entidade, os produtos que mais puxarão as vendas neste momento serão os eletrônicos. De acordo com uma pesquisa de mercado realizada pela consultoria GfK e já veiculada anteriormente, em São Paulo, o mercado de eletrônicos registrou crescimento de 3,7% em seu faturamento ao se comparar com o ano anterior. A Grande São Paulo apresentou uma redução de 2,5% para 2,1%, em relação a 2012 e o interior do estado teve alta de 1,8% nas vendas para o mesmo período.

Outros artigos, como os de confecção, calçados e artigos em couro também serão bem procurados, além de empresas que atuam no segmento de flores e cestas de presentes, que estão oferecendo produtos voltados para o público masculino.



veículo: DCI


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