Pesquisa da Fecomércio-SC aponta aumento de 10,5% no faturamento
O frio intenso em grande parte do país e as baixas temperaturas na última semana na região Sul provocaram um impacto positivo no comércio catarinense, aumentando em 10,5% o faturamento das lojas.
É o que mostra uma sondagem de percepção realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) com empresários e responsáveis pelas lojas de Florianópolis, Lages e Chapecó.
Entre os empresários questionados pela pesquisa quanto ao faturamento – nos ramos de calçados, vestuários, cama, mesa e banho –, 50% dos entrevistados perceberam um aumento nas vendas por conta do tempo frio. Para 20% houve uma redução e 30% afirmaram que o faturamento permaneceu igual, sem alterações significativas.
Para a analista de pesquisa da Fecomércio-SC, Daniele Cruz, um dos principais motivos para o aumento nas vendas foram as promoções realizadas pelos comerciantes.
Segundo a sondagem da entidade, 83% dos lojistas realizaram alguma ação promocional para atrair os clientes. Dessas lojas – que também tiveram mais de uma ação – 72% entrou em liquidação, 45% ofereceu produtos promocionais, e apenas 8% contou com promoções de prazos para o pagamento – baixo percentual explicado pelo número de inadimplência dos consumidores.
Liquidações incentivaram aumento de vendas
– Muitas lojas do Estado já estavam em promoção. Os lojistas souberam aproveitar a situação e colocaram novos produtos em liquidação, o que elevou as vendas. Aumentar os preços, pelo contrário, não é mais uma prática saudável – diz Daniele.
Para o estudo foram entrevistados 62% de empresários do comércio de rua e 38% de lojas de shopping.
Veículo: Diário Catarinense