Entressafra pressiona os preços do leite no Estado de São Paulo

Leia em 2min 10s

Com a entressafra, os preços do leite no Estado de São Paulo continuam a subir, porém em ritmo menos acelerado. No varejo, os aumentos em relação ao mês de maio alcançaram 1,1% para o leite UHT (longa vida) e 1,0% para os leites B e C, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Para o produtor, os preços recebidos levantados pelo IEA mostraram alta superior à do varejo. Em maio, tanto o leite C como o B tiveram alta, afirma Rosana de Oliveira Pithan e Silva.

"Observa-se que apesar da expectativa de que as altas no varejo, de maio em relação a abril, alcançassem em peso esse mercado, em função do maior aumento nos preços pagos aos produtores em maio, essas foram menores que o esperado, provavelmente devido à pressão do setor supermercadista. Contudo, a expectativa é de alta, não só para o leite como para os seus derivados, até o final da entressafra, em novembro. No entanto, a forte onda de frio dessa semana deve piorar ainda mais a situação das pastagens dos estados do Sul e Sudeste contribuindo para altas mais expressivas nos preços do leite, tendo em conta que nessas regiões estão os principais estados produtores de leite do País. Ou seja, o mercado, como um todo deve sentir o impacto do tempo, pois com pastagens comprometidas, o produtor tem que suplementar mais a alimentação do gado", esclarece a pesquisadora.

Segundo Pithan e Silva, apesar da alta ser justificada devido ao início da entressafra, alguns fatores vem influenciando esses aumentos, sendo uma das razões a falta de produto no mercado internacional.

Os principais exportadores de lácteos tiveram uma redução da produção, com destaque especial para a Nova Zelândia, maior exportadora mundial de leite, devido à seca.

Apenas os Estados Unidos mantiveram sua produção dentro do esperado, e a combinação das situações afetou todo mercado elevando as cotações do produto.

Outro fator é o aumento da demanda internacional pelo produto, com destaque para a China, da qual se espera um crescimento da ordem de 50% nas importações, o que reflete em uma valorização ainda maior para o produto.

"A valorização do dólar aliada à firme demanda pelo produto, afeta os preços pagos aos produtores devido à grande procura pelas indústrias", afirma a pesquisadora.

Esse cenário, concomitantemente com a elevação dos custos de produção, devido à necessidade de suplementação na dieta do rebanho. O aumento dos preços pagos aos produtores que já refletindo nos preços do varejo, deverá ser inferior para o leite longa vida.



Veículo: DCI


Veja também

Desvalorização do milho passa de 30%

As cotações  do milho seguem pressionadas no Brasil com as perspectivas de segunda safra recorde. Con...

Veja mais
Brasil e UE discutem acordo para orgânicos

A harmonização das normas e procedimentos regulamentados para a produção orgânica entr...

Veja mais
Confiança do comércio tem primeiro avanço em 13 meses

O humor dos empresários do comércio mostrou sinais conflitantes em julho, é o que mostrou a Confede...

Veja mais
Mash sai de baixo

Tradicional marca paulista de roupa íntima começa a vender camisetas, shorts e bermudas Depois de lan&cce...

Veja mais
A Medley era a solução. Agora, é um problema

A demissão do executivo Heraldo Marchezini do comando do grupo francês Sanofi-Aventis no Brasil expõ...

Veja mais
Rastreamento cresce com oferta de serviço de valor agregado

O setor de serviços relacionados ao rastreamento e monitoramento de veículos e cargas rodoviárias, ...

Veja mais
Rotas alternativas

Ineficiência na entrega aumenta os níveis de estoqueEstabelecer operações logísticas e...

Veja mais
Design de loja precisa ir além da arquitetura

Quem passa pela calçada da rua Girassol, no bairro paulistano da Vila Madalena, não deixa de notar a bela ...

Veja mais
E-commerce impõe novas estratégias

O crescimento das vendas online está criando um desafio para o setor de transportes: atender a uma demanda cresce...

Veja mais