Moagem em Minas atingiu 40%

Leia em 3min 10s

No acumulado da safra até 15 de julho, o volume era de 23,73 milhões de toneladas.


A moagem de cana-de-açúcar em Minas Gerais já atingiu 40% da produção prevista para a safra 2013/14. No acumulado da safra até 15 de julho, o volume era de 23,73 milhões de toneladas. Na primeira quinzena do mês também foi registrado o recorde histórico de moagem no Estado, com o processamento de 4,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

O clima registrado no Estado é favorável para o avanço da moagem o que, aliado ao adiantamento do início da safra, vem impulsionando o ritmo dos trabalhos. Em junho, devido às chuvas, o ritmo foi reduzido.

"Nossa expectativa em relação à safra atual é positiva e o clima vem contribuindo para a moagem. Até o momento a expectativa é processar cerca de 57 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra atual", disse o secretário-executivo da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais, Mário Campos.

Segundo informações da Siamig, a moagem de cana-de-açúcar em Minas Gerais, no acumulado até 15 de julho, alcançou 23,73 milhões de toneladas de cana, volume 31% superior ao da moagem acumulada no mesmo período da safra passada e 40% da projeção para a produção estimada para este ano safra.

Na primeira quinzena de julho, o volume processado bateu o recorde histórico de moagem quinzenal, totalizando 4,64 milhões de toneladas e para o fechamento da quinzena seguinte a estimativa é de um novo recorde. O recorde anterior havia sido alcançado na segunda quinzena do mês de julho da safra 2011/12, onde foram moídas 4,49 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

O Açúcar Total Recuperável (ATR) da primeira quinzena de julho atingiu a marca de 129,66 quilos por tonelada de cana, superior ao mesmo período da safra passada que era de 128 quilos por tonelada de cana, mas ainda inferior quando a com safra 2010/2011, que alcançou 145 quilos por tonelada de cana. No acumulado da safra o ATR ainda está abaixo da expectativa totalizando 121,9 quilos por tonelada de cana.

"Apesar do incremento no ATR mensal, os resultados de Minas ainda estão baixo do esperado. Estamos estudando as causas da queda observada no ATR, que no Estado está em níveis superiores as reduções observadas em outros importantes produtores", disse Campos.

Ao contrário do ATR, a produtividade dos canaviais mineiros está em alta. O rendimento está em torno de 80 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, o que representa a produção de 7 a 8 toneladas a mais por hectare quando comparado ao registrado no ano passado. A renovação dos canaviais é um dos principais motivos que vem estimulando o ganho na produtividade.

De acordo com o levantamento da Siamig, no acumulado da safra já foram produzidos 985 milhões de litros de etanol, volume 56% superior à safra passada. Já a produção de açúcar alcançou 1,1 milhão de toneladas, cerca de 12% superior ao acumulado na safra 2012/13.

De acordo com Campos, o mix de produção mostra uma safra mais alcooleira, atingindo 58,23% para etanol e 41,77% para açúcar. As expectativas de mercado mais favoráveis para o etanol é o fator que tem ampliado a produção.

Caso a moagem de cana-de-açúcar - que foi estimada em 57 milhões de toneladas - seja alcançada representará incremento de 10% sobre a safra passada quando foram processadas 51,7 milhões de toneladas.

A projeção é de produção de 2,39 milhões de metros cúbicos de etanol total, alta de 19%, ante os 2 milhões de metros cúbicos produzidos na safra anterior. Desse volume, 1,17 milhão de metros cúbicos serão de etanol anidro, incremento de 38%.

A produção de açúcar foi estimada em 3,5 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 5% sobre a safra anterior, quando foram produzidos 3,4 milhões de toneladas.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Cafeicultor receberá socorro

Nesta segunda-feira, governo anuncia medidas emergenciais para pôr fim à crise do café.As polí...

Veja mais
Colheita estanca alta dos preços no Brasil

Com a colheita do algodão avançando, a escalada de alta foi estancada e os preços vêm apresen...

Veja mais
Aneel cria comercializador varejista

Os consumidores livres especiais, com carga entre 300 e 500 quilowatts, representados por pequenas indústrias e s...

Veja mais
Maioria dos consumidores lê rótulo de alimento, mas parte não entende

Entre os que leem, 40% compreendem só parcialmente ou não entendem dados nutricionaisLevantamento feito pe...

Veja mais
Queijo minas poderá ser exportado para outros estados

Centros de maturação serão inaugurados e produto feito a partir do leite cru poderá ser expo...

Veja mais
Proposta de recuperação da LBR será votada neste mês

O juiz Marcelo Barbosa Sacramone, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Estado de...

Veja mais
Recuperação da oferta global de grãos continua inabalável

O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) reduziu sua projeção para os esto...

Veja mais
Avon continua puxando preços para cima

A Avon acelera o ritmo de lançamentos no segundo semestre, junto com maiores investimentos em publicidade e em te...

Veja mais
Com baixa negociação, soja volta a cair em Chicago

A Bolsa de Cereais de Chicago registrou ontem baixa de 16 centavos de dólar no preço da soja nos contratos...

Veja mais