Fruticultura será estimulada no Estado

Leia em 2min 20s

Sistema agroindustrial será implantado na Zona da Mata, prevê acordo.

 

Acordo de cooperação, assinado ontem no Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), prevê a instalação de um sistema agroindustrial de fruticultura na Zona da Mata mineira, visando aumentar as opções de comercialização para os produtores de frutas frescas. A previsão de conclusão do projeto é estimada para 2011. A próxima reunião do grupo ficou agendada para o próximo dia 29, quando os gestores poderão conhecer o pré-plano para, em seguida, começar as discussões e uniformizar as informações.

 

Para o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Paulo Afonso Romano, a Zona da Mata mineira está em estado de estagnação, o que gera um desafio para a secretaria em explorar o potencial local. "Valorizamos muito a busca por entendimento sobre a região que tem como atividade principal a produção de leite e café. Nosso objetivo não é substituir atividades, mas sim integrar a fruticultura na região", ponderou.

 

Segundo Romano, a maioria das culturas da região é realizada por pequenos produtores, que deverão sentir melhoria na renda após a concretização do projeto. Um dos pontos fortes apontado pelo secretário-adjunto é a localização estratégica da região que, devido à proximidade com três dos maiores centros econômicos do país - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte - pode incrementar os negócios. "Um programa como esse tem a função de introduzir novos negócios e tecnologias, estimulando o ciclo de crescimento", destacou.

 

Para o diretor do Indi, Marshall Garcia, o passo dado ontem é de extrema importância para a organização das ações que serão realizadas. "Existem oportunidades para a fruticultura na Zona da Mata, além de frutas de boa qualidade quem podem ser melhor aproveitadas. Esse trabalho conjunto nos permitirá partir para outras regiões do Estado, após a conclusão desta etapa", salientou.

 

Organização - De acordo com o diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi), Clayton Campanhola, o momento é de implementar a articulação do grupo gestor para, posteriormente, organizar os produtores com foco na cadeia da fruticultura, uma vez que a falta de visão deixa os produtores à mercê do mercado. "Muitas empresas poderiam utilizar incentivos, mas a falta de informação é grande no segmento", alertou.

 

Segundo ele, a Zona da Mata mineira precisa de um apoio diferenciado, com mais proximidade e orientação, destacou. "Teremos que reforçar e facilitar a integração. Agora, começaremos a estudar os modos de formulação do trabalho, uma vez que esse foi o primeiro passo da união das instituições em prol do objetivo maior", afirmou.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Gulozitos descarta efeitos da crise e aposta em marketing

Alheia ao arrefecimento da economia e apoiada em estratégias de marketing, que demandaram investimento de R$ 4,5 ...

Veja mais
Cooperativa baiana quer triplicar exportação de manga

A Cooperativa dos Pequenos Produtores de Frutas de Livramento e Região (Copefrul), na Bahia, que em novembro e de...

Veja mais
MG lidera exportação de ovos de galinha

Minas Gerais confirmou, em 2008, a liderança nacional nas exportações de ovos de galinha em casca r...

Veja mais
Indústria prevê queda na exportação de pó solúvel

A indústria de café solúvel prevê dificuldades no comércio exterior este ano, principa...

Veja mais
Lula sanciona lei que cria "RG" para rastrear medicamentos

Principal objetivo é combater falsificação e roubo, diz Anvisa   O presidente Luiz In&aacut...

Veja mais
Carrefour e Gerdau fecham parceria para coleta ecológica

Para estimular a população a respeito do consumo consciente, o líder do setor supermercadista no Br...

Veja mais
Arroz e feijão são as novas vítimas do clima nesta safra

O arroz e o feijão engrossam a lista de produtos que terão perdas expressivas na próxima safra em c...

Veja mais
Brasileira Zatix quer ocupar terceira posição no mundo

Após concluir o processo de fusão, a Zatix, empresa de monitoramento e rastreamento de cargas e veí...

Veja mais
Argentina tem menor safra de trigo em 20 anos

Os problemas provocados pela estiagem prolongada e pelas altas temperaturas levaram a safra de trigo na Argentina ao men...

Veja mais