Gulozitos descarta efeitos da crise e aposta em marketing

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Alheia ao arrefecimento da economia e apoiada em estratégias de marketing, que demandaram investimento de R$ 4,5 milhões com recursos próprios, a Gulozitos Alimentos Ltda estima expansão superior a 30% em 2009 na comparação com 2008. No ano passado, o faturamento da empresa, sediada em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, foi 30% superior ao de 2007.

 

Uma das apostas da indústria, especializada na produção de salgadinhos de milho e pipoca, é o mercado de sucos em pó. "Lançamos o Gula Fruts. Com ele, queremos ultrapassar o crescimento de 30% alcançado no ano passado", afirmou a diretora da Gulozitos, Giane Prata da Costa.

 

A ampliação do mix, que teve início no ano passado, trouxe cerca de 80 a 100 novos funcionários para a fábrica, que agora conta com 700 colaboradores. Em função do novo produto, um galpão extra - já pertencente aos 22,567 mil metros quadrados da planta - foi ativado. No total, o parque industrial ocupa agora área de 12,624 mil metros quadrados.

 

A capacidade fabril para a produção do refresco de frutas é de 120 mil caixas por mês. Em menos de um ano do começo das operações no segmento, já são produzidas 90 mil caixas mensais, o equivalente a 75% do potencial. Nesse ritmo, mais de 1 milhão de caixas do item deverão ser fabricadas em todo o ano de 2009, conforme projeção.

 

Com frota 100% própria, a empresa possui 70 caminhões baú e cerca de 10 carretas, entre os modelos bitrem, carroceria e tanque, suficientes para suportar o incremento na ampliação do mix. A produção dos salgadinhos e pipoca atingiu os maiores níveis desde a fundação da fábrica, com 550 mil a 600 mil fardos por mês, quantia que pode chegar a 7 milhões de pacotes no acumulado dos próximos 12 meses.

 

Contramão - Conforme a diretora, a coragem de investir em ações de marketing é sinal de que a Gulozitos atua na contramão do cenário econômico atual. "Mediante à crise mundial, queremos expandir. Até 2011, vamos atingir todo o território nacional", disse. Por enquanto, a empresa atua em todo o Sudeste, na Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraná, Goiás e Distrito Federal.

 

Minas Gerais é o principal mercado e responde por 40% dos negócios. Com a expansão prevista a partir da Gula Fruts, a companhia irá pulverizar suas vendas e, naturalmente, o percentual mineiro deve diminuir.

 

Sobre a possibilidade de exportação, ela reconheceu que algumas empresas europeias já sondaram a Gulozitos interessadas na linha de sucos em pó. No entanto, a ideia inicial é consolidar o lançamento em território brasileiro. "Vamos dar um passo de cada vez", ponderou.

 

Outro projeto, admitiu, é a construção de uma nova planta da empresa, que por enquanto funciona apenas em Manhuaçu, próxima ao Espírito Santo. "Já estamos adquirindo equipamentos para montar outra unidade em 2010, mas ainda está em estudo a localização. Não sabemos se será em Minas", adiantou, sem revelar maiores detalhes.

 

Para ela, a crise de liquidez não atingiu a indústria de alimentos. "Não há efeitos negativos na empresa. Acredito que o setor também não sofreu, pois é o último a ser atingido no caso de desaquecimento na economia", argumentou. Segundo Giane da Costa, nem mesmo a alta do dólar prejudicou a modernização do parque. "Fazemos aquisições paulatinas. O dólar valorizado não nos atrapalhou", esclareceu.

 

Para Giane, 2009 será um ano ímpar, de grande expansão. "Com responsabilidade em aplicações próprias, a Gulozitos está preparada para ganhar todo o mercado brasileiro", projetou otimista.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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