Silva Lobo terá "avenida shopping" na região

Leia em 2min 30s

Objetivo do Projeto Caminhos é implantar o conceito de "avenida shopping" na região.

O comércio da avenida Silva Lobo, na região Oeste de Belo Horizonte, está no foco do Projeto Caminhos, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas). O objetivo é implantar no local o conceito de "avenida shopping" e, assim, beneficiar principalmente os negócios de pequeno porte com ações que vão desde o diagnóstico às capacitações necessárias para melhorar a gestão, o marketing e o acesso a mercados. Quase 200 lojas serão beneficiadas.

A analista do Sebrae Minas e responsável pelo projeto, Fátima Trópia, explica que o projeto tem a intenção de revitalizar a região com um conceito de shopping a céu aberto. "Nós vamos trabalhar as lojas de rua de forma que elas tenham a mesma qualidade que o consumidor busca em um shopping", diz. Essa será a primeira fase e está sendo implantada como projeto-piloto. Serão beneficiadas as lojas da avenida que ficam entre o cruzamento com a Barão Homem de Melo e a entrada do Morro das Pedras.

Fátima Trópia afirma que a região foi escolhida por reunir vários estabelecimentos comerciais, que vão de floriculturas a salões de beleza e restaurantes, e por estar próxima à sede do Sebrae Minas, que fica na avenida Barão Homem de Melo, próximo ao cruzamento com a Silva Lobo. "Ali também estão algumas âncoras, como a Lojas Americanas, as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e o campus da Newton Paiva. Com isso, a Silva Lobo realmente possibilita a implantação do conceito de ‘avenida shopping’", observa.

O Sebrae Minas já aplicou em 80 estabelecimento da avenida o "Cliente Oculto", que consiste na visita de um representante da entidade que não se apresenta e avalia a situação de atendimento do local. Agora, todas as lojas vão passar pelas entrevistas do Negócio a Negócio. Com isso, será feito um diagnóstico do comércio na região e a partir dele serão desenvolvidas ações de planejamento, capacitação, acesso a mercado e comunicação.

O Projeto Caminhos será apresentado aos comerciantes da Silva Lobo no próximo dia 12. "Nós vamos chamar esses micro e pequenos empresários para conversar sobre o projeto, pois só tem como dar certo se eles estiverem junto com o Sebrae-MG", afirma Fátima Trópia. De acordo com ela, juntos os comerciantes desse trecho da Silva Lobo faturam cerca de R$ 14 milhões por ano e o objetivo é aumentar essa cifra com essas ações.

Para isso, no entanto, os lojistas vão precisar trabalhar juntos. "Eles não vão se ver mais como concorrentes, mas sim como parceiros de um destino único para os clientes", destaca. Assim, serão desenvolvidas ações conjuntas durante as datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Após a implantação desse projeto-piloto na Silva Lobo, o Sebrae-MG pretende expandir o projeto para dentro do Morro das Pedras, comunidade vizinha à avenida. A expectativa é que essa segunda fase já tenha início no ano que vem.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Cesta básica aumenta em Florianópolis

Capital fica entre as cinco que apresentaram alta no mês de agosto, totalizando R$ 284,33Florianópolis &eac...

Veja mais
Milho teve preços altos e poucos negócios

O mercado brasileiro de milho teve, em agosto, um mês de preços firmes e de poucos negócios. De um l...

Veja mais
Preço da cesta básica cai em 13 capitais, de acordo com o Dieese

O preço da cesta básica em agosto caiu em 13 das 18 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical d...

Veja mais
Indústria têxtil de ponta

A Costa Rica, empresa têxtil do Paraná, está concluindo investimento de R$ 100 milhões em uni...

Veja mais
Dólar alto anima fábricas de brinquedos no Brasil

Associação aposta no crescimento das vendas dos brinquedos nacionais, mas varejo encolhe margens para comp...

Veja mais
Pague Menos avalia emitir debêntures em 2014

Após desistir de se listar na bolsa em 2012, a rede de farmácias Pague Menos avalia que ainda não &...

Veja mais
Herdeira transforma a gestão da fabricante de filtros Europa

Quando o comando da fabricante de filtros de água Europa, a maior do setor no país, com R$ 200 milhõ...

Veja mais
Múltis aplicam lições da América Latina nos EUA

As maiores empresas de produtos de consumo do mundo estão aplicando as lições aprendidas na Am&eacu...

Veja mais
Mondelez reage e muda portfólio no Brasil

O mercado brasileiro de balas e gomas de mascar, que encolheu 6,7% no ano passado, continua caindo neste ano. Até...

Veja mais