Objetivo do Projeto Caminhos é implantar o conceito de "avenida shopping" na região.
O comércio da avenida Silva Lobo, na região Oeste de Belo Horizonte, está no foco do Projeto Caminhos, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas). O objetivo é implantar no local o conceito de "avenida shopping" e, assim, beneficiar principalmente os negócios de pequeno porte com ações que vão desde o diagnóstico às capacitações necessárias para melhorar a gestão, o marketing e o acesso a mercados. Quase 200 lojas serão beneficiadas.
A analista do Sebrae Minas e responsável pelo projeto, Fátima Trópia, explica que o projeto tem a intenção de revitalizar a região com um conceito de shopping a céu aberto. "Nós vamos trabalhar as lojas de rua de forma que elas tenham a mesma qualidade que o consumidor busca em um shopping", diz. Essa será a primeira fase e está sendo implantada como projeto-piloto. Serão beneficiadas as lojas da avenida que ficam entre o cruzamento com a Barão Homem de Melo e a entrada do Morro das Pedras.
Fátima Trópia afirma que a região foi escolhida por reunir vários estabelecimentos comerciais, que vão de floriculturas a salões de beleza e restaurantes, e por estar próxima à sede do Sebrae Minas, que fica na avenida Barão Homem de Melo, próximo ao cruzamento com a Silva Lobo. "Ali também estão algumas âncoras, como a Lojas Americanas, as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e o campus da Newton Paiva. Com isso, a Silva Lobo realmente possibilita a implantação do conceito de ‘avenida shopping’", observa.
O Sebrae Minas já aplicou em 80 estabelecimento da avenida o "Cliente Oculto", que consiste na visita de um representante da entidade que não se apresenta e avalia a situação de atendimento do local. Agora, todas as lojas vão passar pelas entrevistas do Negócio a Negócio. Com isso, será feito um diagnóstico do comércio na região e a partir dele serão desenvolvidas ações de planejamento, capacitação, acesso a mercado e comunicação.
O Projeto Caminhos será apresentado aos comerciantes da Silva Lobo no próximo dia 12. "Nós vamos chamar esses micro e pequenos empresários para conversar sobre o projeto, pois só tem como dar certo se eles estiverem junto com o Sebrae-MG", afirma Fátima Trópia. De acordo com ela, juntos os comerciantes desse trecho da Silva Lobo faturam cerca de R$ 14 milhões por ano e o objetivo é aumentar essa cifra com essas ações.
Para isso, no entanto, os lojistas vão precisar trabalhar juntos. "Eles não vão se ver mais como concorrentes, mas sim como parceiros de um destino único para os clientes", destaca. Assim, serão desenvolvidas ações conjuntas durante as datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Após a implantação desse projeto-piloto na Silva Lobo, o Sebrae-MG pretende expandir o projeto para dentro do Morro das Pedras, comunidade vizinha à avenida. A expectativa é que essa segunda fase já tenha início no ano que vem.
Veículo: Diário do Comércio - MG