Empresários dizem que está mais difícil fazer marketing por meio do e-mail do Google
Mesmo na era dos posts de Twitter e das fotos no Instagram, o e-mail continua a ser o caminho pelo qual os anunciantes atingem os corações --e carteiras-- dos consumidores. Por isso, o varejo está furioso com a mais recente mudança que o Google promoveu no Gmail.
A empresa vem introduzindo gradualmente nas últimas semanas uma nova caixa de entrada com diferentes pastas para diferentes tipos de mensagens, o que inclui a principal e abas para alertas de redes sociais, promoções de comércio eletrônico, atualizações de empresas como bancos e mensagens de listas de discussões.
A empresa também diz que está tentando resolver o problema da sobrecarga de e-mails. Mas qualquer pequena mudança promovida pela gigante da internet tem efeito cascata para empresas que fazem ofertas por esse meio.
"Meu palpite é que uma pessoa verifica sua conta do Gmail 20 vezes por dia, e a aba de promoções só uma vez por semana", diz Ada Polla, presidente-executiva da Alchimie Forever, uma marca de produtos para a pele.
Os empresários alegam que o Google na realidade classificou suas mensagens como spam, ao transferi-las a um gueto na caixa de entrada.
Empresas como a Gap e o Groupon estão resistindo às mudanças por meio de apelos aos consumidores para que transfiram suas mensagens à caixa de entrada principal. A Gilt vem divulgando anúncios no topo de suas mensagens diárias de e-mail com o texto "me arraste para sua caixa de entrada primária".
Se as pessoas fizerem isso, futuras mensagens do mesmo remetente aparecerão lá. Os usuários do Gmail também podem pôr fim à separação mudando as configurações do sistema.
Mas alguns usuários do Gmail dizem gostar da mudança, e que ela os leva a prestar mais atenção aos e-mails de marketing.
Mary Morgan, 23, que trabalha com relações públicas em Washington, disse que costumava apagar essas mensagens quando elas interferiam nas suas tarefas diárias, mas agora reserva tempo para lê-las.
"Adoro que o Gmail tenha descoberto um modo de separar tudo automaticamente para mim."
Veículo: Folha de S. Paulo