Cultivo de uva é opção no Sul de Minas

Leia em 2min 30s

Emater-MG e Ufla desenvolvem projeto para iniciar plantio da fruta, em larga escala, em Carrancas.

Com o objetivo de diversificar as atividades agropecuárias desenvolvidas no município de Carrancas, no Sul de Minas, e região, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Universidade Federal de Lavras (Ufla) estão desenvolvendo um projeto para o plantio de uvas, voltada para o consumo in natura, produção de sucos e vinhos.

De acordo com o extensionista agropecuário da Emater-MG Belchior Teixeira de Souza, o projeto, que está em fase inicial, é promissor e as características da região são favoráveis para o cultivo de uvas. "Até o momento os resultados têm sido positivos e acreditamos que o plantio da uva poderá ser expandido na região ao longo dos próximos anos. Além de ser mais uma opção para incrementar a renda, a atividade pode estimular ainda mais o turismo na região, que já é bem desenvolvido", ressalta.

Para estimular a produção de uvas em Carrancas, a Emater-MG e a Ufla implantaram uma unidade demonstrativa no município. A iniciativa irá contribuir para a diversificação da produção agropecuária da região.

Na unidade, que tem meio hectare, foram cultivadas cinco variedades da fruta: bordeau, izabel precoce, violeta, izabel, niágara. Todas são indicadas para o consumo in natura, fabricação de suco e vinho.

A implantação da lavoura ocorreu em 2012 na propriedade de Jorge Luiz Paula Nacif. O produtor, que já tem experiência no cultivo de frutas, pretende diversificar os negócios com a implantação da uva. "O desenvolvimento da cultura está dentro do esperado. A princípio optamos pelas espécies mais rústicas para selecionar as que vão se adaptar melhor ao clima, ao relevo e ao solo da região. Nossa expectativa é nos próximos anos investir no cultivo das uvas finas", avalia Nacif.

Alternativa - De acordo com a Emater-MG, a proposta é que a produção de uvas possa criar alternativas de renda para o produtor, com a venda in natura, produção de suco e vinho artesanal, além do fornecimento de suco para escolas do município. A unidade experimental também será utilizada para a realização de dias de campos, visitação de potenciais produtores e turistas.

"Nossa ideia é utilizar o local para mostrar o processo produtivo para as pessoas interessadas e, com isso, despertar o interesse de novos produtores para o cultivo da uva. A produção da fruta também pode ser uma boa opção para os agricultores familiares da região", observa Souza.

De acordo com a Emater-MG, a Ufla forneceu as mudas, insumos e a tecnologia empregada para implantar a unidade demonstrativa. No total já foram plantadas 200 mudas. O órgão de assistência é responsável pela orientação técnica ao produtor.

No espaço também serão realizados cursos para a divulgação da cultura e incentivar o plantio de videiras por outros produtores. Até o final do ano a unidade deve receber mais cinco variedades da região Sul do Brasil. A primeira colheita ocorrerá no final deste ano.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Após crise, Gap desembarca no Brasil

Com preços de 30% a 35% acima dos praticados nos Estados Unidos, na média, a varejista de moda Gap estreia...

Veja mais
Os benefícios dos cogumelos prontos para uso

Práticos e ricos em nutrientes, os produtos da Sierra são opções versáteis para a coz...

Veja mais
Pullman renova linha de Pães para Lanches

A Pullman, marca do Grupo Bimbo, reformulou sua linha Lanches Pullman. Os pães de lanches Pullman Hot Dog, Hamb&u...

Veja mais
Danio é a nova marca de iogurtes da Danone

A Danone traz ao mercado brasileiro o iogurte Danio, que promete se firmar como uma alternativa de lanche saudáve...

Veja mais
i9 Business apresenta “antirressaca” natural

O AfterVibe é a novidade da empresa i9 Business. Trata-se de um produto antirressaca natural. O alimento funciona...

Veja mais
Cafeicultores retêm produto

Preços baixos pagos pelo grão desestimulam os produtores a negociar a safra 2013/14.Os preços baixo...

Veja mais
Vendas no mercado interno estão aquecidas

Após oito semanas de vantagem para a exportação, as vendas internas de açúcar cristal...

Veja mais
Mercado brasileiro de jogos ajuda segmentadas a crescer

A consultoria PwC prevê que o mercado formal de jogos eletrônicos ( games) movimente mais de R$ 4 bilh&otild...

Veja mais
Empresas visam mercado de eletrônicos para elevar receita

Seguradoras estimam dobrar sua participação no mercado de smartphones e eletroportáteis em 2013. Is...

Veja mais