Com objetivo de promover o setor de calçados brasileiro no exterior, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) anunciou ontem um apoio financeiro de R$ 52,3 milhões. A estimativa é elevar as exportações de calçados em até 16% de 2008 até 2010, e atingir cifra de US$ 1,4 bilhão.
O apoio da Apex é uma parceria firmada com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em outubro de 2000, denominada Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações de Calçados. Essa é a quinta edição do acordo.
O setor calçadista nacional é um dos que mais sofrem com a concorrência dos produtos chineses no mercado interno. Para compensar, o governo busca, por meio desse acordo, divulgar as qualidades do produto brasileiro no exterior, ampliar a participação do calçado brasileiro no mundo, e expandir a base exportadora e abrindo novos mercados de destino. A Apex trabalhará para aumentar a participação do calçado nacional em dez mercados selecionados por ambas entidades: Alemanha, China, Colômbia, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Hong Kong, Itália e Reino Unido. A Grande parte desses países enfrenta recessão econômica, o que influi na redução do consumo. A gestora de projetos da Apex, Deborah Rossoni, reconhece que o arrefecimento econômico nesses países é um desafio a ser enfrentado.
"O apoio da Apex é importante para que as empresas consigam superar essa fase (de crise)", disse. Por isso, este ano a Apex decidiu ampliar a verba para promover o calcado brasileiro no mercado internacional.
Nesta nova etapa do convênio, foram propostos quatro desafios. Dentre eles, está o de ampliar o número de empresas participantes do projeto: das 405 empresas inscritas em 2008, a meta é chegar a 450 em 2009, e 500 até 2010. Aumentar o valor das exportações das empresas participante do Brazilian Footwear, programa brasileiro de promoção às exportações de calçados. E elevar as receitas das vendas, sobretudo para os dez mercados escolhidos. No ano passado, as vendas somaram US$ 1,2 bilhão. E devem fechar 2009 com US$ 1,3 bilhão, e 2010, com US$ 1,4 bilhão.
O acordo busca orientar as empresas brasileiras a trabalhar com produtos de maior valor agregado para atingir a um público de maior poder aquisitivo. "O nosso objetivo é mostrar que o calçado brasileiro é diferenciado e competitivo", destacou. Sem mostrar números, Deborah disse que as promoções da Apex, desde 2000, contribuíram para que as exporta-ções de calçados crescem "vertiginosamente" a cada ano.
A reportagem não conseguiu falar com a Abicalçados.
Em nota, o presidente da Apex, Alessandro Teixeira, disse que a agência tem "proporcionado todas as condições para apoiar" um dos segmentos da economia nacional que mais colabora na geração de renda e emprego. "É um dos maiores contratos já assinados pela Apex-Brasil, demonstrando a confiança da entidade no setor calçadista brasileiro".
Veículo: Gazeta Mercantil