A Mercur está colhendo hoje os frutos das mudanças plantadas há três anos. Na época, o Grupo, fabricante de material escolar e de escritório, empregou modificações na gestão e também investiu em inovação. Isso significou divulgar mais a marca e apostar em design. "Rejuvenescemos a Mercur e abrimos mão de commodities", afirma Sérgio Luís Smidt, diretor da empresa. O resultado em 2008 foi um crescimento de 20%, com receita de R$ 120 milhões. Seguindo o caminho da inovação, a empresa quer chegar a 2010 com faturamento de R$ 160 milhões.
"Estamos no caminho, vamos atingir este índice e com folga." Um dos responsáveis pelo crescimento foi o lançamento da linha Blossom, colas, borrachas e corretivos feitas especialmente para tweens (crianças de 9 a 12 anos) depois de pesquisas com o público para adequar o produto. Mas este ano a empresa está mais cautelosa. "Vamos esperar os primeiros meses do ano para ver como a economia se comporta. Mas não vamos adiar investimentos em gestão ou inovação." A expectativa é um crescimento de 15%. O Grupo, fundado em 1924 em Santa Cruz do Sul (RS), além dos itens escolares, produz produtos de home care e revestimentos industriais.
Veículo: Valor Econômico