Brasileiro busca canais de venda com preços mais competitivos

Leia em 1min 10s

O consumo brasileiro teve retração em volume, de 2,6%, e crescimento em faturamento, de 1,9% (deflacionado), mantendo a tendência de crescimento dos últimos anos. Os dados são das Cestas da Nielsen.

Arlete Soares Corrêa, gerente de análises especiais, esclarece que o mercado passou por um período de preocupação para entender se o brasileiro, mais endividado e sentindo o reflexo da inflação, deixaria de consumir com a qualificação que o conquistou nos últimos tempos. "Ao avaliar o desempenho das Cestas Nielsen, percebemos que os segmentos de produtos de maior valor continuam apresentando desempenho superior aos demais, mas, para manter o orçamento, o consumidor busca lojas com preços mais competitivos", afirma.

De acordo com o levantamento, na busca por preço, o consumidor vem recorrendo ao canal Farma e ao Cash&Carry, popularmente conhecido como atacarejo, uma vez que, respectivamente, estão com 58% e 83% dos itens mais baratos quando comparado aos mesmos itens nas lojas de autosserviços. "O canal Farma tem sido impulsionado, primordialmente, pelas classes C1 e C2 e o atacarejo B2 e C1. Para atender a demanda, ambos apresentam um aumento no número de lojas e de sortimento", afirma.

Categorias como fraldas infantis, xampus, condicionadores e pães industrializados são exemplos da qualificação do consumo nas cestas de higiene e alimentos. Já a classe C continua impulsionando o gasto das famílias brasileiras.



Veículo: DCI


Veja também

Pesquisa indica que homem cede mais às promoções do que as mulheres

Pesquisa realizada pela Mintel mostra que o comprador brasileiro não resiste à tentação de u...

Veja mais
Vaga temporária para o Natal avançará menos

O crescimento de vagas provisórias no varejo para o Natal deste ano deve ser o menor desde 2010. Dados da Associa...

Veja mais
Conheça as propriedades do tomate

Licopeno contido no tomate não desaparece com o cozimento, ao contrário, a absorção pelo cor...

Veja mais
Tendências e marketing nas mídias sociais

Desenvolver ações de mídia e marketing com resultados positivos não exige apenas estar prese...

Veja mais
Com cenário incerto, Biosev desiste de emissão de bônus no exterior

A companhia sucroalcooleira Biosev congelou ontem os planos de fazer uma oferta de bônus no exterior. Controlada p...

Veja mais
Conab prevê recorde para safra de grãos

Primeiro levantamento para o ciclo 2013/2014 indica novo recorde na soja e queda no milho no Rio Grande do SulO primeiro...

Veja mais
Expansão de 8,9% na cultura de trigo

Conforme a Conab, a produção nacional de trigo na safra 2013/14 deverá alcançar 4,77 milh&ot...

Veja mais
Cultivo de feijão terá mais espaço

Segundo o levantamento de intenção de plantio no país, divulgado ontem pela Companhia Nacional de A...

Veja mais
Setor acumula prejuízos na safra 2012/2013

Preço da cana ficou 31% abaixo do custo.Os produtores de cana-de-açúcar e as usinas de etanol tiver...

Veja mais