Os consumidores baianos encontrarão nos supermercados o caju-anão precoce vermelho e a uva Itália da marca Selecta Brasil, resultado do projeto que implementou o sistema de produção integrada de frutas em regiões produtoras de todo o País. O projeto faz parte de um esforço conjunto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, em Cruz das Almas/BA, e dos produtores certificados da Bahia e Pernambuco.
O objetivo é oferecer frutas aprovadas por rígidos critérios do mercado estrangeiro, abrindo um novo nicho de mercado no cenário nacional. De acordo com o pesquisador da Embrapa, José Eduardo Borges de Carvalho, as frutas são provenientes de pomares com modernas técnicas de produção em obediência às boas práticas agrícolas e com grande preocupação à preservação do meio ambiente e saúde do trabalhador rural.
Boas práticas - A Produção Integrada de Frutas (Pif) é um sistema de cultivo que permite a rastreabilidade de todo o processo produtivo, desde o campo até a gôndola do supermercado. Os produtos são certificados por empresas que realizam auditorias nas propriedades que aderem ao sistema.
O selo tem a chancela do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). “A Produção Integrada pretende, principalmente, estabelecer uma relação de confiança com o consumidor, para que ele tenha a certeza de que o produto está conforme os requisitos especificados nas Normas Técnicas Específicas de cada produto”, explica.
Veículo: Revista Globo Rural