Unidade inaugurada em Montes Claros poderá fabricar 102 milhões de pares por ano.
São Paulo - A capacidade de produção anual das sandálias Havaianas vai ser ampliada em 40% com a entrada em operação da fábrica inaugurada na sexta-feira, em Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais. Serão mais 102 milhões de pares ao ano, que se somam à produção de 260 milhões que sai anualmente da planta instalada em Campina Grande, na Paraíba.
O investimento na nova unidade chegou a R$ 279 milhões, R$ 30 milhões a mais do que a previsão inicial, permitindo que o empreendimento apresente inovações tecnológicas e ambientais que o colocam entre as fábricas mais avançadas do mundo no setor de transformação de borracha.
Praticamente não se ascendem lâmpadas de dia, nem é necessário ar condicionado. Os postes externos são iluminados pela energia solar e a água é toda tratada e reutilizada em jardins e banheiros. As perdas de resíduos, de 6% na fábrica convencional, foram reduzidas a 3%. Até mesmo as rodelinhas que sobram do furo onde se encaixam as tiras da sandália são reaproveitadas.
A nova planta vai elevar em 2,5 mil o número de funcionários diretos da Alpargatas, empresa do grupo Camargo Corrêa que é dona da marca Havaianas e emprega 18.248 pessoas no mundo, sendo 13.622 no Brasil.
A fábrica foi projetada para receber duas novas ampliações de igual tamanho no futuro. A capacidade de produção é de três a quatro pares de Havaianas por segundo. Da nova planta sairão modelos mais sofisticados, enquanto os básicos continuarão a ser produzidos em Campina Grande.
A produção em Montes Claros vai atender à demanda nacional e de exportação. O presidente da Alpargatas, Márcio Utsch, diz que a ideia de fazer fábrica no Brasil e não na China, por exemplo, está ligada ao fato de que exibir o registro de "Made in Brazil" faz diferença para a marca, que tem como um de seus valores a brasilidade.
Pesquisas feitas pela companhia mostram que a marca Havaianas é reconhecida por 99,8% da população brasileira. O complexo da nova fábrica vai abrigar um outlet com artigos das diversas grifes da empresa (Dupé, Topper, Rainha e Sete Léguas), além de um museu com a história das Havaianas e do calçado. A empresa também vai abrir as portas para a comunidade, com programa de visitação de escolas.
A escolha de Montes Claros está ligada ao fato de a cidade do Norte de Minas integrar a região de benefícios da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), ao mesmo tempo em que fica mais próxima dos mercados consumidores do Sudeste. A cidade, de 412 mil habitantes, possui um distrito industrial que abriga fábricas da Nestlé e Novo Nordisk, entre outras.
A fábrica da Alpargatas em Montes Claros integra uma estratégia do governo de Minas de atrair investimentos para a região Norte do Estado. Entre as ações para facilitar a atração de empreendimentos, está a realização de diversas obras de infraestrutura, como o asfaltamento de estradas, investimentos em saneamento básico e telecomunicações. Além das indústrias que estão se instalando em Montes Claros, outras cidades da região estão sendo beneficiadas.
Veículo: Diário do Comércio - MG