Para ampliar a qualidade do leite produzido em Minas Gerais, as indústrias estão trabalhando em conjunto para estimular os produtores a se capacitarem. O trabalho está sendo desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) em parceria com a QCONZ América Latina, filial da Quality Consultants of New Zeland Ltda. A empresa é especializada em desenvolvimento, treinamento e implantação de sistemas de gestão de qualidade nas fazendas.
De acordo com o presidente da QCONZ América Latina, Bernard Woodcock, as expectativas em relação ao projeto são positivas, já que os resultados são percebidos pelos pecuaristas, indústrias e consumidores finais.
"O treinamento é dividido em dois módulos, um teórico e outro prático, que é feito nas fazendas dos produtores participantes. O objetivo é aprimorar o manejo da produção e contribuir para a melhoria da qualidade do leite. Para o produtor, a participação é importante já que as indústrias pagam valor a mais pela qualidade do leite, as indústrias têm como retorno um produto de melhor qualidade e rendimento superior da produção, enquanto o consumidor tem maior garantia da qualidade do produto final", disse Woodcock.
Inicialmente serão capacitados cerca de 15 mil pecuaristas em Minas. Com o projeto pretende-se criar possibilidades para que os pequenos e médios ruralistas produzam leite de qualidade, segundo os padrões exigidos pela Instrução Normativa 62 (IN 62), a qual possui como principal foco a redução da contagem de células somáticas (CCS) e da contagem bacteriana total (CBT).
Veículo: Diário do Comércio - MG