Drogaria São Paulo cresce 20% em 2008

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A contração na oferta de crédito para o consumidor não será de todo ruim para o varejo de medicamentos, avalia Marcus Paiva, presidente da Drogaria São Paulo, maior cadeia de farmácias de São Paulo e a segunda maior do país. Segundo ele, uma parte importante da renda dos aposentados, o maior cliente das drogarias, ficou comprometida nos últimos três anos com o pagamento de empréstimos consignados. "Essa parcela da renda, cerca de 30%, tende a ficar novamente disponível, o que é favorável para as farmácias", afirma o executivo. 

 

A Drogaria São Paulo, acrescenta, não depende de crédito para financiar nem as suas próprias operações nem os seus clientes. "Das nossas vendas, 47% ainda são pagas em dinheiro", afirma Paiva. Para pagamento com cartão de crédito, que representam 30% das vendas, a Drogaria São Paulo só parcela, no máximo, em três vezes. 

 

A rede adota uma estratégia mais agressiva, com parcelamentos em até seis vezes, em Salvador e Fortaleza, onde entrou mais recentemente e possui cinco lojas. No Nordeste, a Drogaria São Paulo enfrenta a concorrência da Pague Menos, a maior rede de farmácias do país em faturamento. 

 

Em 2008, Paiva prevê manter-se na vice-liderança. Com 234 lojas, as vendas da Drogaria São Paulo cresceram cerca de 20% em relação a 2007, quando a rede faturou R$ 1,280 bilhão. Em uma base comparável de lojas, as vendas da varejista aumentaram 14% no ano passado. 

 

Uma parte desse crescimento pode ser atribuída à maior formalidade no varejo de medicamentos. A entrada em vigor da substituição tributária em São Paulo, novo sistema de arrecadação de ICMS, dificultou a sonegação de impostos e eliminou boa parte da concorrência desleal feita por empresas que operavam com maior grau de informalidade. "Mas é difícil saber o quanto isso nos ajudou e ajudará neste ano", disse Paiva. 

 

No ano passado, a rede abriu 28 lojas, número inferior à meta inicial, de 40 inaugurações. "Não conseguimos encontrar os pontos adequados para a abertura", disse Paiva, que mantém, para 2009, o objetivo de inaugurar 40 filiais, apesar das dificuldades enfrentadas com a localização dos pontos. A Drogaria São Paulo estreou no Rio de Janeiro e em Mina Gerais no ano passado. 

 

Veículo: Valor Econômico


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