Bic adquire 40% da indiana Cello Pens por US$ 161 milhões

Leia em 2min 40s

O grupo Bic anunciou na última sexta-feira a aquisição de 40% do grupo indiano Cello, especializado em material de papelaria, pelo valor de 7,9 bilhões de rúpias indianas (€ 124 milhões ou US$ 161 milhões). A aquisição deverá ser concluída no início do segundo trimestre de 2009. Como parte do acordo, a Bic terá o direito de compra de novas ações, em 2013, para completar sua participação até 55%, por um valor a ser calculado por uma fórmula que leva em consideração o lucro da empresa.

 

"Aquisições são importantes dentro da estratégia mundial da Bic para expansão geográfica, especialmente na Ásia, onde a marca Bic não é tão forte", explica o gerente de marketing da empresa no Brasil, Rogério de Andrade.

 

Movimento semelhante já havia sido feito no País em 2006, quando a subsidiária brasileira do grupo francês, adquiriu a empresa brasileira de etiquetas adesivas e papéis fotográficos Pimaco, por um valor na época não divulgado. A intenção era aumentar em 20% a venda de produtos de papelaria da empresa na América Latina.

 

Fundada em 1995 pela família Rathod, a Cello Pens é a maior fabricante e distribuidora de material de papelaria e escrita da Índia, com uma participação de 37% no mercado interno. Além disso, mantém presença na África, Oriente Médio e Ásia. Com aproximadamente cinco mil funcionários, a Cello Pens registrou uma receita de 4.100 milhões de rúpias indianas, no período de 2007-2008 (€ 64,5 milhões) e uma margem EBIT de aproximadamente 30%. Verticalmente integrada, a Cello Pens conta um amplo portfólio de produtos e uma rede de distribuição cobrindo todo o território indiano. A marca Cello é uma das mais reconhecidas no país.

 

A Bic mantém uma fábrica na China, mas a parceria entre as duas marcas de peso confere imediatamente à empresa uma ampla cobertura na Índia. Com uma taxa de crescimento anual de quase dois dígitos, a Índia é um dos maiores mercados mundiais de artigos de papelaria. "O mercado indiano está em desenvolvimento, assim como China e Brasil, por isso é estratégico para nós", acrescenta Andrade.

 

O valor da operação foi cotado na moeda indiana, a rúpia (INR), e será financiado, em grande parte, por empréstimos bancários em dólares dos EUA, prevendo-se o aumento do lucro por ação já a partir de 2009. Em comunicado, Bruno Bich, Presidente do Conselho da Bic, informa que uma das razões do sucesso da estratégia da companhia, desde o seu início, foi o desenvolvimento de sua presença internacional.

 

Pradeep Rathod, presidente do Conselho da Cello Pens, disse, também no comunicado, que a parceria entre a Cello Pens e a Bic fortalecerá ainda mais a base que a empresa já possui na e permitirá que acelerar planos de expansão, aumentando o alcance das duas marcas. "Aguardamos com entusiasmo os benefícios que esta parceria trará às nossas duas empresas à medida que estas crescerem juntas."

 

Líder mundial nos segmentos de Papelaria, Isqueiros e Barbeadores, a Bic atua no mercado ha mais de 50 anos e atualmente está presente em mais de 160 países.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

RS busca modelo holandês de navegação

O governo gaúcho inicia este ano projeto ambicioso para elevar a participação do modal hidrovi&aacu...

Veja mais
Locação de armazéns ainda cresce no Sul

A Capital Realty, de Curitiba, especializada na locação de áreas para infraestrutura logísti...

Veja mais
Coreana Samsung registra prejuízo

A Samsung registrou seu primeiro prejuízo trimestral, à medida que suas unidades de chips de memóri...

Veja mais
Wal-Mart adquire maior supermercadista do Chile

A Wal-Mart Stores adquiriu o uma 58,2% de participação da Distribución y Servicio D&S, assumind...

Veja mais
Pão de Açúcar amplia a sua rede de postos

Ganhar dinheiro com a venda de combustíveis parece ter, definitivamente, caído no gosto das grandes redes ...

Veja mais
Importador de bens de consumo mantém volume de encomendas

Dólar alto, consumidor cauteloso e crédito escasso. Essa combinação perigosa não refl...

Veja mais
Regional

A varejista Wal-Mart, dos EUA, confirmou que comprou 58,2% da cadeia de supermercados chilena Distribución y Serv...

Veja mais
BRZ negocia entrar na SR Embalagens

A gestora de investimentos BRZ negocia a entrada no capital da SR Embalagens, uma fabricante de porte médio de ma...

Veja mais
Publicis leva Carrefour

O grupo francês Publicis, o quarto maior do mercado publicitário mundial, ganhou um contrato do Carrefour c...

Veja mais