O grupo Bic anunciou na última sexta-feira a aquisição de 40% do grupo indiano Cello, especializado em material de papelaria, pelo valor de 7,9 bilhões de rúpias indianas (€ 124 milhões ou US$ 161 milhões). A aquisição deverá ser concluída no início do segundo trimestre de 2009. Como parte do acordo, a Bic terá o direito de compra de novas ações, em 2013, para completar sua participação até 55%, por um valor a ser calculado por uma fórmula que leva em consideração o lucro da empresa.
"Aquisições são importantes dentro da estratégia mundial da Bic para expansão geográfica, especialmente na Ásia, onde a marca Bic não é tão forte", explica o gerente de marketing da empresa no Brasil, Rogério de Andrade.
Movimento semelhante já havia sido feito no País em 2006, quando a subsidiária brasileira do grupo francês, adquiriu a empresa brasileira de etiquetas adesivas e papéis fotográficos Pimaco, por um valor na época não divulgado. A intenção era aumentar em 20% a venda de produtos de papelaria da empresa na América Latina.
Fundada em 1995 pela família Rathod, a Cello Pens é a maior fabricante e distribuidora de material de papelaria e escrita da Índia, com uma participação de 37% no mercado interno. Além disso, mantém presença na África, Oriente Médio e Ásia. Com aproximadamente cinco mil funcionários, a Cello Pens registrou uma receita de 4.100 milhões de rúpias indianas, no período de 2007-2008 (€ 64,5 milhões) e uma margem EBIT de aproximadamente 30%. Verticalmente integrada, a Cello Pens conta um amplo portfólio de produtos e uma rede de distribuição cobrindo todo o território indiano. A marca Cello é uma das mais reconhecidas no país.
A Bic mantém uma fábrica na China, mas a parceria entre as duas marcas de peso confere imediatamente à empresa uma ampla cobertura na Índia. Com uma taxa de crescimento anual de quase dois dígitos, a Índia é um dos maiores mercados mundiais de artigos de papelaria. "O mercado indiano está em desenvolvimento, assim como China e Brasil, por isso é estratégico para nós", acrescenta Andrade.
O valor da operação foi cotado na moeda indiana, a rúpia (INR), e será financiado, em grande parte, por empréstimos bancários em dólares dos EUA, prevendo-se o aumento do lucro por ação já a partir de 2009. Em comunicado, Bruno Bich, Presidente do Conselho da Bic, informa que uma das razões do sucesso da estratégia da companhia, desde o seu início, foi o desenvolvimento de sua presença internacional.
Pradeep Rathod, presidente do Conselho da Cello Pens, disse, também no comunicado, que a parceria entre a Cello Pens e a Bic fortalecerá ainda mais a base que a empresa já possui na e permitirá que acelerar planos de expansão, aumentando o alcance das duas marcas. "Aguardamos com entusiasmo os benefícios que esta parceria trará às nossas duas empresas à medida que estas crescerem juntas."
Líder mundial nos segmentos de Papelaria, Isqueiros e Barbeadores, a Bic atua no mercado ha mais de 50 anos e atualmente está presente em mais de 160 países.
Veículo: Gazeta Mercantil