Empresa mineira já está colhendo os frutos pela repercussão de ter conquistado o Prêmio José Costa neste ano
O Queijo D'Alagoa, e-commerce de queijos tipo de parmesão produzidos na pequena Alagoa, na região Sul de Minas Gerais, já está colhendo os frutos pela repercussão do Prêmio José Costa. A empresa foi agraciada, em outubro, com o Troféu Modesto Araujo, na categoria comércio, na premiação do DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). Desde então, as vendas aumentaram cerca de 30% entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
"Ainda durante a solenidade de entrega do prêmio, as pessoas pediam o contato para fazer encomendas. Depois disso, a divulgação nas redes sociais também ajudou a alavancar o serviço e agora mais gente de Belo Horizonte conhece e consome o nosso produto", explica Osvaldo Martins de Barros Filho, fundador do site Queijo D'Alagoa.
Na avaliação do empresário, o principal diferencial competitivo que o consagrou como vencedor foi a própria estrutura do negócio. "Sou pioneiro na venda virtual de queijos. Compras on-line são muito comuns, mas nunca ninguém havia pensado em comercializar queijos. Hoje, mando o produto da minha pequena cidade para o outro lado do país", revela.
Atualmente, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são, pela ordem, os principais mercados do site. Juntos, os estados são responsáveis por 90% das vendas do Queijo D"Alagoa. O restante é dividido entre as demais unidades da federação. Além disso, Belo Horizonte concentra o maior número de clientes. Na Capital, inclusive, é possível comprar o queijo na forma de pronta-entrega no Empório De-La, na Savassi, e na Néctar do Cerrado, no Mercado Distrital do Cruzeiro.
Segundo Barros Filho, cerca de 40 peças são vendidas a cada mês. Com essa média, o negócio vai crescer 30% sobre 2012. "Em novembro, completamos quatro anos de atuação e, quando olhamos para nossa trajetória, percebemos o quanto o negócio vem crescendo. Para o ano que vem, a expectativa não é diferente, apostamos em um incremento de, pelo menos, 20% sobre este exercício", diz. Para que o desempenho se concretize, no entanto, a estrutura vai ter que se adaptar.
Novos planos - Conforme o proprietário do e-commerce, o planejamento para 2014 inclui o ingresso no mercado de market place, um ambiente virtual no estilo de shopping. Segundo ele, o site já está filiado à Rakuten, uma empresa japonesa especialista no assunto. "Eles hospedam várias lojas virtuais e, em um mesmo ambiente, é possível comprar de tudo. Uma pessoa que comprar um vinho, por exemplo, receberá a sugestão de acompanhá-lo com o Queijo D"Alagoa", ressalta.
Outro quesito que deverá mudar ao longo do próximo ano será o processo produtivo e de armazenagem. Para isso, deverão ser investidos R$ 10 mil na aquisição de maquinário de embalagem a vácuo, que irá permitir transformar o processo que hoje é manual em mecânico.
As exportações também estão no planejamento do empresário. Porém, no longo prazo. Antes disso, ele deseja estreitar as relações com os estrangeiros e pretende fazer isso durante a Copa do Mundo, que acontecerá no Brasil no próximo ano, e terá Belo Horizonte como uma das cidades-sede. "Quero potencializar a demanda do produto lá fora. Mostrar aos estrangeiros que o queijo de Minas Gerais é diferenciado e propor que eles encomendem e apreciem a iguaria diretamente de seus países", destaca.
Veículo: Diário do Comércio - MG