Mercado de Orgânicos será entregue na próxima semana

Leia em 1min 50s

A Prefeitura de Curitiba está fazendo os últimos retoques no Mercado Municipal Orgânico, que será entregue à população no próximo dia 12, quinta-feira. O primeiro Mercado Orgânico do Brasil oferecerá mais de mil tipos de produtos certificados com selo de produto sem agrotóxicos e aditivos químicos. Além dos produtos, o prédio e as lojas também contam com certificação que garantem aos consumidores qualidade e segurança da comercialização orgânica.

 

O novo Mercado fica ao lado e integrado a um ícone gastronômico de Curitiba, o Mercado Municipal, por onde circulam mais de 50 mil pessoas por semana. "A localização é estratégica e facilita o acesso da população à alimentação saudável, beneficiando comerciantes e, principalmente, a agricultura familiar paranaense que vive da produção orgânica", diz o prefeito Beto Richa.

 

O prédio, de arquitetura moderna, é conectado ao antigo Mercado Municipal de Curitiba, para que o público possa circular nos dois ambientes. A integração entre o tradicional Mercado Municipal e o novo Mercado Orgânico será pela praça de alimentação, ao lado do Box Curitiba.

 

Nesta semana, equipes contratadas pela Prefeitura estão fazendo a limpeza geral do prédio de 3.700 metros quadrados e instalando as placas de sinalização. Os comerciantes que ocuparão as 22 lojas e bancas também estão terminando de organizar os espaços. O Mercado Orgânico vai gerar mais de 40 empregos diretos e 160 indiretos.

 

No Mercado Orgânico, os consumidores encontrão açougue, restaurante, lanchonete, artesanato, confecção, cosméticos, hortifrutigranjeiros e alimentos industrializados com certificação de produção livre de agrotóxico e com responsabilidade social. Duas cooperativas paranaenses de agricultores orgânicos ocuparão as bancas de hortifrutigranjeiros.

 

A obra é uma parceria da Prefeitura de Curitiba com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. São 3.700 metros quadrados, dois pisos e estacionamento. Os comerciantes foram selecionados por meio de pregão eletrônico.

 

Na parte de cima do Mercado foi construído um anfiteatro que servirá para cursos de empreendedorismo. A Prefeitura firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com Sebrae, para oferecer cursos a agricultores e comerciantes.

 

Veículo: O Estado do Paraná


Veja também

Folia sobrevive à crise

Período usualmente marcado por grandes investimentos em publicidade, o carnaval deste ano parece passar inc&oacut...

Veja mais
Crise leva ao corte de 20 mil na produção de frutas no Nordeste

Sem encomendas dos EUA e da Europa, safras da região do Vale do São Francisco devem ser 30% menores neste ...

Veja mais
Varejo pede prazo para pagar à indústria

Indústria eletroeletrônica é a mais afetada; giro menor de mercadorias nas lojas leva volume de enco...

Veja mais
Colheita

Claudio Zanão, presidente da Abima (associação de indústrias de massas alimentícias),...

Veja mais
Um ano no qual a gestão de pessoas será fundamental

Comunicação. Esse é o presente que Immaculada Trapero, diretora de recursos humanos da Satec, pediu...

Veja mais
Prejuízo da Panasonic pode chegar a US$ 3,9 bi

A japonesa Panasonic poderá registrar um prejuízo anual de US$ 3,9 bilhões, seu primeiro preju&iacu...

Veja mais
Sanofi cogita aquisição e quer se reformular para crescer

O principal executivo da Sanofi-Aventis, Chris Viehbacher, disse aos empregados que a maior fabricante de medicamentos d...

Veja mais
Pesquisa revela rumos do varejo

As varejistas vão adquirir concorrentes mais fracas, fechar lojas e ampliar a variedade de produtos baratos para ...

Veja mais
Casas Bahia estreia na internet

O comércio eletrônico já era considerado um canal de vendas irreversível para o grande varejo...

Veja mais