Porto Alegre ganha a partir de hoje o terceiro hipermercado da grife Carrefour e que está sendo considerado a melhor loja do País.
Porto Alegre ganha a partir de hoje o terceiro hipermercado da grife Carrefour e que está sendo considerado a melhor loja do País. Segundo o diretor da divisão Centro-Sul da rede francesa no Brasil e membro do comitê executivo do Carrefour, Laurent Bendavid, a filial, a primeira a ser aberta em 2009 no Brasil e que teve aplicação de R$ 37 milhões, segue um conceito diferenciado, com novas seções e espaços que buscam bem-estar dos consumidores. "É um Carrefour melhorado", qualificou o diretor. Segundo Bendavid, seções como o Espaço Viver, com linha de 700 diferentes produtos alimentícios nas linhas diet, light e funcional, foram testadas com porto-alegrenses e estreiam na nova unidade gaúcha.
O diretor afirmou ontem, ao mostrar pela primeira vez o interior do hipermercado, que a turbulência na economia mundial não alterou investimentos da rede. A previsão é de abertura de 70 pontos, distribuídos nos diversos formatos da rede, somando cerca de R$ 1 bilhão, o mesmo montante de 2008. Para 2010, o executivo projetou a mesma meta. O Carrefour tem cerca de 700 unidades no mundo. No Estado, será a oitava loja, situada na avenida Sertório, 6767, em frente ao concorrente número 1, o BIG, da norte-americana Wal-Mart, e com fluxo mensal de clientes estimado em 120 mil pessoas.
O presidente da empresa no Brasil, Jean-Marc Pueyo, destacou que acredita no potencial do mercado brasileiro apesar da crise mundial. O País já é o terceiro maior mercado da rede, após a França e a Espanha. "Nosso objetivo é chegar ao segundo lugar em quatro ou cinco anos", informou Pueyo.
A rede abriu o primeiro ponto na Capital em 1980, e ainda tem hipermercados em Caxias do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Gravataí e Santa Maria. Bendavid lembrou que a rede enfrentou dificuldades no começo dos anos 2000 e teve de ajustar o perfil de lojas ao gosto dos gaúchos. Depois de resolvida a equação, o diretor da divisão Centro-Sul, que reúne também a operação no Paraná, em Goiás, em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, afirmou que a empresa pôde retomar investimentos.
Clientes de classe B e C serão o foco da nova unidade, instalada num terreno de 44 mil metros quadrados, 8,4 mil metros quadrados de área física de loja e 900 vagas de estacionamento. Foram gerados 400 empregos diretos e o mesmo número de indiretos.
A operação da multinacional francesa agrega farmácia, restaurante, lojas de bijuterias, artigos esportivos, laboratório de análises clínicas, petshop, cibercafé, lavanderia, cabeleireiro e terminais de autoatendimento bancários na chamada galeria de serviços. A loja vai funcionar hoje entre 7h e 23h. Em dias de semana e sábados, o funcionamento será entre 8h e 23h. Nos domingos e feriados, a operação será das 8h às 21h.
Veículo: Jornal do Comércio - RS