O presidente do Wal-Mart Brasil, Héctor Núñez, anunciou ontem, em Florianópolis, investimentos de R$ 132 milhões em sete novos projetos, sendo cinco novos atacados da bandeira Maxxi e uma reforma. O valor é mais do que o dobro do aplicado em Santa Catarina desde 2005 quando a rede entrou no estado, que somou R$ 100 milhões. Nuñez diz que as novas lojas estarão concluídas ainda este ano. Apenas Tubarão ganhará um supermercado da marca Nacional, cujos investimentos somarão R$ 11 milhões. No total, a empresa vai gerar 750 empregos diretos e 900 indiretos.
A loja Maxxi Atacado, de Itajaí, que foi alagada e saqueada por ocasião das enchentes que castigaram Santa Catarina em novembro do ano passado, será reconstruída e absorverá montante de R$ 7,8 milhões. Outras lojas Maxxi serão instaladas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joinville, Lages e Tubarão. Os maiores investimentos serão em Blumenau (R$ 23,6 milhões) e Joinville (R$ 23 milhões).
Núñez afirma que o Wal-Mart se expande em Santa Catarina com foco na estratégia de preços baixos, uma vez que a bandeira Maxxi é muito voltada para as classes de menor renda. "A cesta básica do BIG em janeiro ficou 15% mais barata do que a do Dieese, o que representou uma economia de R$ 34", diz. Segundo ele, a expansão agressiva não significa que a companhia almeja a liderança no mercado catarinense, ocupada hoje pela rede Angeloni. "Mas seguramente pretendemos ser o melhor varejista", diz. A partir desse investimento, o Wal-Mart passará a ter 15 lojas no Estado, com presença em nove cidades. Nuñez afirma que os projetos das lojas têm compromisso com a sustentabilidade na construção e operação.
O Wal-Mart chegou a Santa Catarina em dezembro de 2005, com a aquisição da rede Sonae. Desde então, três novas lojas foram abertas. A inauguração mais recente ocorreu em Florianópolis, em fevereiro do ano passado, com a abertura da primeira loja catarinense do Nacional. Também na capital, em 2007, foi inaugurado o BIG Iguatemi. No mesmo ano era aberto o Maxxi Itajaí. Hoje a rede tem nove lojas, divididas entre Joinville, Blumenau e Balneário Camboriú, além de Florianópolis e Itajaí.
De acordo como secretário Estadual da Fazenda de Santa Catarina, Alberto Gavazzoni, o estado vai conceder postergação de 30 dias do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por tempo ainda não determinado e estuda o uso diferenciado do emissor do cupom fiscal.
No Brasil desde 1995, o Wal-Mart conta hoje com 345 lojas no País, em 18 estados das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, e no Distrito Federal. O plano de expansão da rede para 2009 prevê investimentos entre R$ 1,6 bilhão e R$ 1,8 bilhão, aplicados em 90 novas lojas. A rede faturou R$ 15 bilhões no Brasil, em 2007. O resultado de 2008 não foi divulgado.
Veículo: Gazeta Mercantil