O início da entressafra da laranja em São Paulo derrubou os preços da fruta ao menor patamar em quase quatro anos no mercado spot do Estado. De acordo com levantamento realizado pelo Cepea/Esalq, a caixa de 40,8 quilos destinada às indústrias de suco e vendida a prazo saiu ontem, em média, por R$ 5, com variação negativa de 5,37% nos últimos cinco dias. Conforme o Valor Data, é o menor nível desde abril de 2005.
Margarete Boteon, pesquisadora do Cepea, diz que o recuo, ainda que para um patamar há tempos não registrado, é conjuntural. Reflete o fim da safra 2008/09, a má qualidade das poucas frutas disponíveis e o desinteresse das indústrias em se abastecer, já que o rendimento proporcionado pelas laranjas que estão sendo vendidas no spot não apresenta o rendimento desejado pelas empresas.
Ela reitera que o nível atual de preços não configura uma tendência para a próxima safra, a 2009/10. "Só poderemos falar em tendência após a entrada das variedades precoces no mercado", afirma. As precoces podem começar a ser colhidas em abril.
Até agora, Margarete acredita que a próxima safra paulista poderá superar a última, que rendeu, em seus cálculos, cerca de 310 milhões de caixas de 40,8 quilos.
Veículo: Valor Econômico