O clima de Páscoa já se instalou nos corredores dos supermercados de Belo Horizonte. A quantidade de ovos de chocolate ainda é limitada, mas a expectativa é de que as tradicionais parreiras, que estão sendo montadas, fiquem completas até o fim da semana. “Basta acabar o carnaval para que as empresas já passem a organizar a Páscoa. É importante criar o clima para garantir o referencial e dar início às vendas”, afirma o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues. Ele acredita que o aumento das vendas de ovos de chocolate nas redes do estado chegue a 10%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Nos supermercados Verdemar, a montagem das parreiras começou quinta-feira. “Já recebemos produtos da Nestlé, Garoto e da Ferrero”, informa o gerente comercial da rede, Cássio Guilherme Coutinho. Ele acredita que os negócios com chocolate para a semana santa vão crescer entre 5% e 8%, este ano, porque o domingo de Páscoa vai ser comemorado em 12 de abril, quando a temperatura estará mais amena. “No ano passado foi no fim de março”, lembra. Mas, apesar do calor, as vendas, principalmente de ovos menores e de coelhos de chocolate, já começaram. “É colocar na loja e já tem aquele que quer experimentar, que não resiste à curiosidade”, observa. Nas Lojas Americanas, as parreiras também estão em processo de montagem, assim como em outros supermercados, como Epa, Mart Plus e ViaBrasil. No Super Nosso, a expectativa é de que as áreas com ovos de chocolate estejam prontas até o fim da semana.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Getulio Ursulino Netto, garante que a crise não vai afetar as vendas para a Páscoa. As indústrias vão apresentar os resultados das encomendas fechadas para este ano amanhã, durante o lançamento oficial da temporada de 2009, mas ele adianta que períodos conturbados são bons para os negócios. “Os ovos de chocolate médios custam cerca de R$ 15 e não há quem não tenha esse valor para presentear.”, pondera. No ano passado, a indústria brasileira produziu 22,9 mil toneladas de produtos para Páscoa.
Veículo: O Estado de Minas