Se você acha que essa nova onda verde que anda fazendo a cabeça dos consumidores nos quatro cantos do planeta é apenas mais uma moda de verão, pode tirar o cavalinho da chuva. Muita gente, tanto aqui no Brasil quanto lá fora, está de fato adotando um novo jeito de viver, mais consciente e preocupado com as questões sócio ambientais.
Para você ter uma idéia, mesmo nos Estados Unidos, onde a crise econômica tem obrigado os consumidores a trocar suas marcas preferidas por outras mais baratas, mais e mais pessoas estão adaptando suas casas para reduzir os danos ao meio ambiente.
Como seria de se esperar, já existem também lojas especializadas em ajudar essa gente a abraçar o consumo sustentável. Em Manhattan, no coração de Nova Iorque, por exemplo, acaba de abrir uma loja chamada Green Depot, que vende tintas que não liberam substâncias tóxicas, lâmpadas que consomem menos energia e produtos de limpeza menos poluentes. Aliás, esses produtos podem ser comprados a granel. Os clientes da Green Depot são estimulados a trazer de casa os frascos antigos do produto para serem enchidos de novo na loja.
Aqui no Brasil, a rede de supermercados Pão de Açúcar avisou aos clientes do seu programa de fidelidade "Mais" que dará pontos extras aos que levarem suas próprias sacolas, evitando usar os sacos plásticos. Isso tudo é fruto de uma mudança importante na visão de mundo de alguns consumidores. Depois de perceber que o consumismo desenfreado não melhorou em quase nada suas vidas, eles resolveram voltar-se para valores mais consistentes. O resultado é uma preocupação crescente com o social e o meio ambiente. O planeta, penhorado, agradece.
Veículo: Gazeta Mercantil