Enquanto algumas empresas amargam prejuízos devido à crise econômica, outras encontram alternativas criativas que garantem perspectiva de crescimento em plena situação de dificuldades no País.Esse é o caso da Sorvetes Skimoni, que aposta em um crescimento de 30% neste ano nas vendas de todas as linhas de seus produtos.
A empresa é sediada em Americana e com cerca de 10 mil pontos de vendas no interior paulista.
Segundo o diretor comercial da empresa, César de Souza, em 50 anos de atuação, a Skimoni enfrentou diversas crises econômicas e aprendeu a encontrar meios para superá-las."Nas reuniões de gestão da empresa, nós não falamos em crise. Eu estou a frente da empresa há 23 anos e já passei por várias crises, até muito piores do que essa. O que posso dizer é que em períodos como esse é quando mais crescemos", pontua.
Público-alvo
Segundo Souza, uma das estratégias empresa para crescimento é o direcionamento de seu o público alvo. "A Sorvetes Skimoni é uma das únicas empresas que tem produtos infantis, produtos fitness, produtos da linha Premium e os tradicionais, que você vê em qualquer outro segmento de sorvete", ressalta.
"Além disso, estamos produzindo freezers direcionados para a linha fitness, que é voltada a academias e as pessoas com intolerância a lactose. Já a linha infantil tem produtos com formato de brinquedo, como por exemplo, bola de futebol, Hello Kitty, sorvete em forma de espiral e bombonzinho de sorvete", explica Souza.
O diretor comercial ressalta que a linha infantil tem conquistado novos mercados. "Já estamos colocando freezers em algumas lojas de brinquedos, porque chama a atenção das crianças. Elas vão ao local em busca dos brinquedos, mas quando vêem o sorvete e acabam consumindo o produto. Por isso, nós estamos com um trabalho em cima dessas lojas".
De acordo com o diretor comercial, o projeto de direcionamento do público-alvo começou em setembro deste ano, e essa é uma das grandes apostas da empresa para seu crescimento.
Marketing e mão de obra
Além do foco no público-alvo, a empresa investe na sua estratégia de marketing. Entre as ações realizadas, está o patrocínio de eventos esportivos, que tem gerado bons resultados nas vendas.
Outra alternativa encontrada pela Sorvetes Skimoni é absorver mão de obra especializada e de qualidade. Segundo o diretor comercial, esse tipo de mão de obra está disponível por conta das demissões.
"Este é o melhor momento para se montar um time forte, a hora de captar bons profissionais que estão soltos no mercado. Por exemplo, soubemos do desligamento de um grupo de motoristas de uma empresa por necessidade de corte nos custos e pedimos indicações de bons profissionais demitidos por ela. Acabamos contratando todos", diz ele.
O quadro da Skimoni é de 180 funcionários e, dentro dessa proposta de captação de profissionais de qualidade, a unidade-sede alterou 40% de sua equipe comercial.
"A crise pode ser positiva para quem se empenha na força profissional. É hora de fortalecer a marca e fortalecer os funcionários. Neste ano, pela primeira vez vamos distribuir PPR [participação nos lucros e resultados]. Estamos tentando, de todas as formas, fortalecer o nosso time. Em janeiro de 2016, vamos completar 50 anos no mercado, e não foi fácil chegar até aqui", conclui.
Veículo: Jornal DCI