A queda no poder de compra do consumidor tem influenciado o comércio de Campinas, não só nos mecanismos de incentivo para vender mais e atrair clientes para dentro das lojas, mas também na hora de finalizar a venda.
Ano passado, as vendas a prazo e divididas estavam sempre na prioridade do consumidor da cidade, porém, em 2015, as vendas à vista ganharam espaço e são preferência.
Levantamento feito pelo Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), aponta que no acumulado deste ano, de janeiro a setembro, as vendas pagas integralmente no momento da compra representam 53,2% do faturamento do mês. Sendo que no mesmo período de 2014, elas representavam 49,5%.
Essa tendência, no entanto, não mostra que o consumidor de Campinas está com dinheiro em mãos, mas é, na realidade, um reflexo do momento crítico que todo o país está enfrentando.
Os compradores estão pouco confiantes no futuro da economia do país e não sabem o que acontecerá daqui para frente, por isso preferem quitar suas compras o quanto antes e não acumular dívidas futuras.
Para a presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Adriana Flosi, o comerciante precisa ficar atento às tendências e oferecer diferenciais atrair mais clientes.
Veículo: Jornal DCI