Crise econômica altera o perfil do consumidor

Leia em 1min

A queda no poder de compra do consumidor tem influenciado o comércio de Campinas, não só nos mecanismos de incentivo para vender mais e atrair clientes para dentro das lojas, mas também na hora de finalizar a venda.

Ano passado, as vendas a prazo e divididas estavam sempre na prioridade do consumidor da cidade, porém, em 2015, as vendas à vista ganharam espaço e são preferência.

Levantamento feito pelo Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), aponta que no acumulado deste ano, de janeiro a setembro, as vendas pagas integralmente no momento da compra representam 53,2% do faturamento do mês. Sendo que no mesmo período de 2014, elas representavam 49,5%.

Essa tendência, no entanto, não mostra que o consumidor de Campinas está com dinheiro em mãos, mas é, na realidade, um reflexo do momento crítico que todo o país está enfrentando.

Os compradores estão pouco confiantes no futuro da economia do país e não sabem o que acontecerá daqui para frente, por isso preferem quitar suas compras o quanto antes e não acumular dívidas futuras.

Para a presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Adriana Flosi, o comerciante precisa ficar atento às tendências e oferecer diferenciais atrair mais clientes.

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Juiz de Fora inicia criação de corredor comercial

                    ...

Veja mais
Arregaçar as mangas

Na avaliação do presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Pedro Celso, o se...

Veja mais
Cereser realiza ação promocional com sorteios de carros zero quilômetro

   Além do Natal e do Ano Novo, a Cereser traz motivos extras para os consumidores fes...

Veja mais
Magazine Luiza cria aplicativo para vender por meio do celular e tablet

                    ...

Veja mais
Redes de eletroeletrônicos investem para não perder mais vendas no País

As redes de eletroeletrônicos estão tendo de se adaptar à nova realidade econômica. Um dos seg...

Veja mais
Dólar alto pode tornar feiras e eventos no País mais atraentes

Com a desvalorização do real frente o dólar, promotoras de evento brasileiras enxergam novas oportu...

Veja mais
Consumidor não planeja suas finanças, diz CDL

A falta de planejamento financeiro ainda é grande entre os consumidores da capital mineira. De acordo com pesquis...

Veja mais
Vendas no varejo alemão decepcionam e ficam estáveis em setembro

As vendas no varejo da Alemanha ficaram estáveis em setembro ante agosto, considerando-se ajustes sazonais, segun...

Veja mais
Relatório indica perda de 50% na safra estadual de trigo devido às chuvas

Relatório preliminar divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, com base em d...

Veja mais