Região da Cidade Alta passará a oferecer diferentes produtos e serviços.
A Estrada Engenheiro Gentil Forn, no Morro do Imperador, em Juiz de Fora (Zona da Mata), será transformada em um corredor comercial para atender a demanda de moradores da região da Cidade Alta. Até o momento, 12 empresas aderiram ao projeto batizado de Cristo Boulevard, inspirado em ruas paulistas que possuem comércio forte, como a rua Normandia e a Travessa Mancini. O espaço vai oferecer diferentes produtos e soluções nos segmentos de lazer, decoração, saúde e gastronomia.
O projeto já é uma das ações em resposta ao Diagnóstico Varejo Viável, levantamento realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) e o Sindicato do Comércio (Sindicomércio-JF), que mostrou que a cidade é a primeira opção de compras para 22 municípios da Zona da Mata, mas o comércio local não tem aproveitado o potencial. Uma das alternativas apontadas pelo estudo para modificar esta realidade seria a realização de ações consorciadas e intervenções do poder público sobre questões como segurança e trânsito.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-MG, João Roberto Lobo, a pesquisa revelou a concentração de comércio em determinados pontos da cidade, especialmente na região Central, dificultando o fluxo de vendas em outras regiões. "A falta de segurança e mobilidade na região foi bastante citada na pesquisa, por isso propomos a melhoria do comércio em outras áreas, de forma a distribuir melhor o fluxo e alavancar as vendas do comércio em bairros potenciais", explica.
O gerente destaca que o comércio na região é bastante diversificado. Há desde bares, restaurantes, empresas de vestuário e prestadoras de serviços. Mas, como o levantamento também apontou a falta de qualificação no comércio da cidade como ponto desfavorável ao desenvolvimento do setor, Lobo afirma que um trabalho de qualificação terá que ser realizado junto às empresas integrantes do projeto. "Para melhor aproveitarmos o potencial, vamos ter que fazer uma segmentação desses subsetores buscando maior eficiência nos seus funcionamentos e no treinamento dos profissionais", diz.
Padrão - No Cristo Boulevard, todos os estabelecimentos seguirão um padrão de identidade visual. Os lojistas vão se organizar em uma associação para definir ações conjuntas. Foi estabelecida uma parceria com a prefeitura para permitir a realização de melhorias na região, como iluminação, pavimentação, segurança e possibilidade de criação de um ponto de táxi.
Iniciado em abril, o estudo foi realizado por uma equipe de professores e estudantes da UFJF. Como mais de 90% dos estabelecimentos da cidade são de micro e pequenas empresas, essas foram o público-alvo da pesquisa. Os dados foram cruzados com outra pesquisa feita pela Faculdade de Economia, sobre potencial de consumo na região.
Foram ouvidas 1.845 micro e pequenas empresas dos setores de varejo, serviços, restaurantes e similares localizados em todas as regiões da cidade para o levantamento de informações relacionadas à inovação, à gestão, ao layout e ao design de seus espaços comerciais, além de abordar aspectos econômicos ligados à localização das empresas.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG