Nesta quinta-feira (5), o Carrefour participa da segunda edição do ‘Fórum SP Diverso’, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR). O evento, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como foco pensar soluções para o acesso da população afrodescendente às oportunidades já existentes no mercado de trabalho formal e apoiar empresas na criação de políticas inclusivas. O fórum contará ainda com participações de representantes de empresas como Microsoft, Bayer, IBM, Kroton e Instituto Ethos.
No ano passado, o Instituto Carrefour sediou a primeira edição do fórum São Paulo Diverso, onde se discutiu como empresas e demais organizações podem contribuir para o desenvolvimento social e econômico dos grupos historicamente excluídos do crescimento econômico do país. Em linha com as iniciativas do Grupo Carrefour voltadas à promoção da diversidade ao redor do mundo, a companhia lançou no Brasil o ‘Programa de Valorização da Diversidade’. Por meio dele, desde 2012, o Carrefour tem realizado uma série de ações para garantir que seus valores e princípios ligados ao respeito e à inclusão orientem os comportamentos das equipes em todas as suas operações no Brasil.
“O Grupo Carrefour emprega no país mais de 75 mil colaboradores e, a cada mês, recebe milhões de consumidores em suas lojas. Essas comunidades representam um universo que abrange uma ampla diversidade de perfis, estilos, preferências, hábitos e costumes. Por esse motivo, acreditamos que a diversidade não pode estar apenas no discurso, ela deve estar no olhar e na relação com as pessoas com as quais interagimos diariamente”, destaca Charles Desmartis, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
Ao longo dos últimos anos, o Carrefour reforçou seu compromisso com a inclusão e com a diversidade. Anualmente, mais de 3.200 adolescentes tem seu primeiro emprego na companhia graças ao programa ‘Jovem Aprendiz’. Por meio de uma parceria com a organização social Missão Paz e com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o Carrefour tem contratado refugiados e imigrantes do Haiti, da África e outras regiões do mundo e, paralelamente, a empresa iniciou um programa de formação profissional para aumentar a capacidade de inclusão desses públicos no mercado de trabalho.
Para reforçar a atuação do Grupo Carrefour na valorização da diversidade, o Instituto Carrefour direcionou recursos para projetos ligados a três eixos de atuação: inserção no mercado de trabalho, geração de renda e educação para a inclusão, sempre privilegiando projetos que atuem com segmentos historicamente discriminados.
“Por meio do Instituto Carrefour, promovemos e apoiamos iniciativas que valorizem a diversidade do nosso país. Acreditamos que promover o respeito aos Direitos Humanos e a viabilização da inserção econômica são fundamentais para garantir o desenvolvimento sustentável da sociedade”, afirma Paulo Pianez, diretor-presidente do Instituto Carrefour e diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Carrefour Brasil. “A atuação do Carrefour na promoção da diversidade acontece de dentro para fora. Atualmente, 58% dos nossos colaboradores se declaram negros, cerca de 56% são mulheres e, dentre os diretores e gerentes, 42% são negros”, ressalta Pianez.
Em reconhecimento pelos esforços da sua Plataforma de Diversidade, o Carrefour recebeu, ontem (4), o ‘Prêmio São Paulo Diverso’ na categoria ‘Melhor Estímulo à Ação Afirmativa’. O reconhecimento inédito é concedido pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Grupo Carrefour
Há 40 anos no Brasil, o grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em todas as regiões do país, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Atacadão e Supeco, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros. No mundo, o grupo Carrefour está presente em mais de 30 países e com uma equipe de cerca de 360 mil colaboradores. Por mais de 50 anos, a empresa tem estado presente na vida de mais de 100 milhões de consumidores da Europa, Ásia e América Latina.
Assessoria de Comunicação Grupo Carrefour