Potencial de consumo coloca Araraquara em destaque

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São Paulo é o maior consumidor em todo o País. Segundo o levantamento do IPC Maps, São Paulo é o Estado apontado como o maior consumidor brasileiro, despontando com mais de R$ 1 trilhão - ou 27% de tudo que é comprado no País.

A mesma pesquisa revelou que seus 606 municípios evoluíram nessa participação de 47,7%, de 2010, para 52,9%, em 2015, chegando ao consumo de R$ 532,4 bilhões no Interior. O destaque fica para Indaiatuba, com crescimento de R$ 1,9 bilhão. Araraquara figura na segunda posição do ranking de municípios com alto potencial de consumo no Estado de São Paulo, perdendo apenas para Indaiatuba. O crescimento local entre 2010 e 2015 é de mais de R$ 1,4 bilhão. Dentre os 22 itens pesquisados, estão gastos com alimentação dentro e fora de casa, manutenção da casa, aquisição de eletrodomésticos, gastos com veículos, viagens, material escolar e materiais de construção, etc. É o que diz a pesquisa "Expansão do Consumo do Interior - IPC Maps 2015", da IPC Marketing Editora. O estudo retrata que houve maior crescimento de gastos entre os brasileiros no Interior dos Estados.

De acordo com o estudo, a interiorização do consumo já é uma realidade que percorre o Brasil. Inclusive, o estudo mostra que cerca de 54% de tudo o que será consumido pelos brasileiros em 2015 está no Interior. Em valores, isso equivale a quase R$ 2 trilhões, já considerando o atual cenário de retração econômica nacional. A boa qualidade de vida oferecida por Araraquara, mais os diversos investimentos feitos e atraídos pela Prefeitura nos últimos anos, colocam a cidade, mais uma vez, em destaque no cenário nacional. Desta vez, Araraquara figura entre aquelas com maior potencial de consumo no Interior do Estado de São Paulo.

Para o prefeito Marcelo Barbieri, a atração de grandes empresas, como a Randon e a Hyundai Rotem, entre diversas outras, e os investimentos públicos feitos a partir de 2009, nas áreas de Saúde, Educação, Habitação, Assistência Social e Segurança, e também em recursos humanos, motivam o grande potencial de consumo.

"A instalação de novas empresas e novos empreendimentos públicos e privados significam também mais recursos para investimentos em mobilidade urbana, meio ambiente e infraestrutura e, principalmente, mais oportunidades de emprego e renda para a população, atraindo, inclusive, pessoas de outras regiões do País com potencial de consumo", explica o prefeito.

Segundo Renato Haddad, presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia) e secretário de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, o Interior, sobretudo no Estado de São Paulo, vem se diversificando. "Os hábitos de consumo por aqui têm mudado. Isso, em grande parte, pelas pessoas de fora que passaram a morar aqui", explica.

De acordo com Renato Haddad, esses investimentos "constroem o ambiente favorável e geram riquezas às famílias, que com mais poder de compra promovem o crescimento do consumo no município".

 

 



Veículo: Jornal DCI


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