O Poder da embalagem como ferramenta de marketing

Leia em 4min 10s

Conhecimento das reais necessidades do consumidor e uso da embalagem como ferramenta de marketing são os dois principais assuntos discutidos no evento de relacionamento da Avery Dennison

 

Com a presença de mais de 100 profissionais dos setores de alimentos, limpeza doméstica, higiene pessoal, farmacêutico, etc, a Avery Dennison, líder global em materiais autoadesivos sob a marca Fasson, realizou no dia 05 de março, no Espaço Vila Noah, em São Paulo, o primeiro evento de relacionamento “Inovação & Parceria” que também celebrou os 40 anos da multinacional no Brasil.

 

O evento também objetivou promover a aproximação da Avery Dennison com os usuários finais de rótulos autoadesivos e apresentar-lhes as várias possibilidades de inovação a partir desse material. Como salientou Adriano de Campos Abreu, Gerente de Marketing Brasil na abertura do evento, “além de oferecer um amplo portifólio de produtos, disponibilizamos uma equipe técnica local para consultoria em novos produtos e processos e desenvolvimento de novas embalagens.”

 

A empresa dispõe ainda de um laboratório para testes e desenvolvimento e todo o suporte internacional das 300 unidades industriais espalhadas em todo o mundo. “Com este evento formalizamos que as portas da Avery estão abertas para os usuários finais de nossos produtos e reiteramos o compromisso de, juntos, encontrarmos soluções que conciliem as expectativas de custo, produtividade e atratividade de suas empresas em relação aos rótulos autoadesivos”, finalizou.

 

A essência do consumidor está na natureza - Para a palestrante internacional, Christina Carvalho Pinto, Presidente do Grupo Full Jazz de Comunicação, que falou sobre “Meio ambiente, Embalagem e Comunicação: Conflitos e Desafios”, um dos principais desafios empresarias da atualidade é descobrir quais as verdadeiras demandas do consumidor. Segundo ela, “a empresa que responder a esta pergunta terá sucesso, visto que hoje a maioria delas trabalha para atender a demandas antigas”.

 

Outro ponto levantado por Christina é a necessidade de se entender o processo do biomimetismo, ou seja, como decodificar a linguagem da mãe Terra. Neste sentido, ela propõe um retorno às coisas da Natureza como uma forma de superar a era atual, marcada pelos grandes limites.

 

A palestrante também expôs o conceito de “ontem consumidor, hoje cidadão” que leva a um novo mecanismo de relacionamento pautado por: · entender a diferença entre sedução e fidelização | · ajudar o consumidor a entrar em contato com ele mesmo | · respeitar sua rede cultural e seus valores | ·ir além da experimentação do produto | · trocar estereótipos por arquétipos · contribuir para o resgate da autoestima das pessoas | ·ser fonte contínua de inspiração.

 

Quando embalagem é marketing – Este foi o tema central da palestra de Fabio Mestriner, Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, no evento da Avery Dennison. Segundo ele, especialmente em um cenário como o atual, a embalagem deve ser usada como ferramenta de marketing e de comunicação com o consumidor. “Diferentemente de outras ações de comunicação, a embalagem já está paga e o seu custo embutido no preço do produto, o que faz dela um instrumento extremamente eficiente e barato.”

 

Para Fabio, os rótulos são o principal veículo desta comunicação e podem ajudar em promoções e em ações de integração com a web; integrar-se com a propaganda; comunicar lançamentos e reproduzir anúncios veiculados em outras mídias. “E o Brasil está muito bem posicionado neste área. Somos o 4° colocado no ranking mundial em lançamentos de rótulos e produtos, sendo que as categorias com mais lançamentos são produtos para o corpo, maquiagem para os lábios, produtos para banho, xampus, produtos para cuidado facial/pescoço e maquiagem para olho.”

 

Avery Dennison - Fundada em 1935 nos Estados Unidos, a Avery Dennison é líder global no desenvolvimento de soluções inovadoras para identificação e decoração de produtos e embalagens. A empresa, sediada em Pasadena, Califórnia, emprega 36 mil colaboradores em 60 países e registrou vendas de US$ 6,7 bilhões em 2008.

 

A Avery Dennison desenvolve, produz e comercializa uma grande gama de produtos para os mercados de consumo e industrial, que inclui materiais sensíveis à pressão para rótulos; mídia para imagens gráficas; sistemas de etiquetagem e rotulagem para o varejo; etiquetas RFID (rádio freqüência); produtos para escritório; fitas especiais; e uma variedade de rótulos específicos para os setores automotivo, industrial e aplicações em bens duráveis.

 

A empresa está no Brasil há 40 anos e é reconhecida pela marca Fasson de materiais autoadesivos. A Avery Dennison mantem uma planta e um centro de distribuição em Vinhedo, interior de São Paulo, e outro centro de distribuição em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

 

Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Catarinense Buddemeyer prevê alta de 10% nos negócios

A Buddemeyer, fabricante de artigos de cama, mesa e banho, de São Bento do Sul (SC), espera crescer 10% em 2009, ...

Veja mais
Grendene vê mais estabilidade no mercado interno neste ano

Depois do tombo das vendas domésticas no último trimestre de 2008, que puxou para baixo o resultado acumul...

Veja mais
Supermercados

Baseada em dezenas de denúncias - entre as quais as de longas filas e má conservação de alim...

Veja mais
Merck leva Schering-Plough por US$ 41 bi

Em dezembro, Richard Clark, o presidente da Merck, marcou um encontro com Fred Hassan, seu colega na Schering-Plough. No...

Veja mais
Produção de trigo deverá crescer em 2009

Contrariando a expectativa dominante no início do ano, o plantio de trigo deverá voltar a crescer no pa&ia...

Veja mais
Crise global leva grupo Maeda a fechar fiação

A crise financeira levou o grupo Maeda a fechar as portas de sua fiação, a Salto Belo Indústria T&e...

Veja mais
Alta de 9% para o feijão equilibra perdas da safra

O principal responsável pelo crescimento na última estimativa da Conab em relação à p...

Veja mais
Ponto-de-venda menor é opção na crise

Em tempos de crise, empresas de vestuário, calçados, presentes e cosméticos investem em um formato ...

Veja mais
21ª Super Rio ExpoFood

A 21ª Super Rio ExpoFood, de 23 a 26, inaugura o calendário anual de feiras do setor supermercadista no pa&i...

Veja mais