Consumidores da classe C são maioria na Black Friday Brasil deste ano

Leia em 1min 40s

                                                         Cliente da classe C buscam driblar a crise e aproveitar os preços atrativos.

Aguardado por grande parte dos consumidores, o maior evento do comércio virtual brasileiro, a Black Friday Brasil 2015, ocorre na sexta-feira (27). Assim como nos Estados Unidos, onde surgiu a campanha de descontos, o evento ocorre sempre na última semana de novembro.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Conversion, a expectativa é que as vendas deste ano cresçam cerca de 42% quando comparadas com a edição de 2014, movimentando um total de R$ 1,85 bilhão. Nesse montante, a classe C é a mais engajada: 88% de seus consumidores irão participar do evento.

Os dados da pesquisa apontam ainda que 20,63% dos consumidores da classe C pretendem gastar mais de R$ 800 na Black Friday. Além disso, 23,81% irá gastar entre R$ 400 e R$ 800, percentual igual ao de pessoas que pretendem consumir entre R$ 200 e R$ 400.

O crescimento nas vendas é um reflexo do comportamento do consumidor diante da crise, já que o evento é uma excelente oportunidade para adquirir produtos por preços abaixo do tradicional e até mesmo antecipar as compras de Natal. De acordo com a pesquisa, 47% das pessoas irão comprar produtos para presentear amigos e familiares.

Os eletrodomésticos aparecem em primeiro lugar no ranking de itens mais procurados, com 36% de intenção de compras. Em seguida, aparecem os eletrônicos (31%), os produtos de informática (28%) e os itens de telefonia e celulares (26%). Sobre a escolha do local em que farão as compras, 40% afirmaram que vão comprar em suas lojas preferidas, enquanto 37% vai utilizar mecanismos de busca online para escolher produtos de seu interesse e verificar preços.

“A Black Friday e o comércio eletrônico estão cada vez mais consolidados no Brasil”, analisa Diego Ivo, CEO da Conversion, que afirma ainda que a crise não foi tão prejudicial ao e-commerce. “Pelo contrário, o momento econômico do país, que é delicado, faz os consumidores mais sensíveis a preço se interessarem muito mais pelas oportunidades de compra com bons preços – e isso impulsiona o e-commerce”, conclui Ivo.

 



Veículo: Site Paraíba Total


Veja também

Black Friday deve faturar quase R$ 1 bilhão

A Black Friday, data que passou a integrar o calendário promocional do varejo brasileiro desde 2010 inspirada no ...

Veja mais
APAS incentiva supermercados para a Black Friday

                    ...

Veja mais
Black Friday derruba os preços dos produtos

                    ...

Veja mais
Confiança do consumidor na região de João Pessoa tem alta, diz pesquisa

                 Pesquisa do Fecom&eacut...

Veja mais
Como a Black Friday espera driblar a crise e levar brasileiros às compras

Apesar de recessão e queda no varejo, organizadores e comerciantes apostam em 'demanda reprimida' por consumo e d...

Veja mais
Comércio aposta da Black Friday para alavancar as vendas de fim de ano

                    ...

Veja mais
Violência gera preocupação no varejo

                      &nb...

Veja mais
Como alavancar o setor logístico

                    ...

Veja mais
Lojas ampliam mix para driblar sazonalidade

Para manter as vendas aquecidas durante o verão, redes de produtos ligados ao frio, como adegas e chocolaterias, ...

Veja mais